Dia Mundial da Saúde Mental
O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado anualmente em 10 de outubro e foi criado em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental para chamar atenção sobre a necessidade de se cuidar da saúde mental e combater os preconceitos que acompanham quem desenvolve algum problema emocional e psicológico. A meta é diminuir o estigma social que impede a busca por tratamentos e dificulta a convivência em sociedade, agravando distúrbios psicológicos, o que pode levar quem passa por problema de saúde mental até ao suicídio. O tema da campanha deste ano é “Faça a saúde mental e o bem-estar de todos uma prioridade global”.
Combater preconceitos
Pessoas idosas e aquelas já não tão jovens experimentam situações muito desagradáveis relacionadas aos agravos ou sofrimentos mentais. Há um julgamento precoce e injusto, causando sofrimento por décadas a muitas pessoas, já que são mal compreendidas por familiares e amigos. E os sofrimentos mentais vêm de várias formas. Em algumas situações envolvem a aceleração de batimentos cardíacos, sudorese, suor na testa e tantas outras repercussões corporais. Por isso, é muito importante estar atento aos sinais e buscar acompanhamento profissional, com o geriatra, psicólogo ou psiquiatra.
Impacto Covid-19
A Organização Mundial da Saúde avalia que a pandemia da Covid-19 criou uma crise global na saúde mental. A estimativa é de um aumento de 25% nos casos de ansiedade e depressão, só no primeiro ano da pandemia. Ao mesmo tempo, houve uma interrupção nos tratamentos destinados ao reequilíbrio da saúde mental. Também segundo a OMS, a Covid-19 expôs o quanto os governos estavam despreparados para seu impacto sobre a saúde mental, revelando uma escassez global crônica de recursos para a saúde mental.
Esses impactos foram levantados em junho de 2021 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), mostrando que 56% dos adultos disseram que algum adolescente do domicílio apresentou um ou outros sintomas relacionados à saúde mental durante a pandemia: mudanças repentinas de humor e irritabilidade; alteração no sono; diminuição do interesse em atividades. Os números obtidos em pesquisas e experiências pessoais de cada um de nós mostram, de forma eloquente, a intensidade com que a pandemia afetou a saúde mental de crianças e adolescentes. O Relatório Mundial de Saúde Mental da OMS, publicado em junho de 2022, mostrou que, em 2019, um bilhão de pessoas viviam com transtornos mentais.
Para se ter uma ideia durante a pandemia, houve um aumento de 9% das mortes por suicídio entre as pessoas idosas, sendo mais preocupantes as mortes ocorridas na região Norte (com uma alta de 53%).
Esses dados podem ainda aumentar, pois o período pandêmico continua e ainda há muitas pessoas sofrendo, estejam essas com 40, 50, 60 anos ou mais. Mais desemprego, mais violência doméstica, mais sobrecarga de trabalho, dentre outros fatores, podem afetar muita gente ainda.
Se você está sofrendo ou já tem algum diagnóstico de algum problema que afeta sua saúde mental, continue a se tratar. Não pare precocemente. Na medida do possível, procure introduzir boas práticas que te façam ficar bem.
Se alguém que conhece está sofrendo, mas não compreende ou aceita a gravidade do problema, não a abandone. Tente ajudar, de alguma forma. Deixe pistas de que você quer ajudar, peça para outras pessoas, também queridas dessa que está sofrendo, que tentem também ajudá-la.
Nesse momento de tantas adversidades e problemas sociais e pessoais, cada vez mais essa conexão precisa existir entre nós!
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás