Outubro Rosa alerta para o câncer de mama em mulheres idosas

É fato,  a campanha Outubro Rosa aumenta as ações preventivas de combate ao câncer de mama. A informação está em artigo científico brasileiro publicado na conceituada Public Health in Practice, em setembro. De acordo com o estudo, o volume de busca por mamografia amplia em 39% no período da campanha e nos meses imediatamente seguintes. O câncer de mama é o tipo mais comum no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Anualmente, a campanha Outubro Rosa alerta a sociedade sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha pretende promover a conscientização sobre a doença, ao mesmo tempo em que proporciona maior acesso aos serviços de diagnóstico, como mamografias, exame ginecológico preventivo com realização do Papanicolau, além de orientações de autoexame das mamas.

Vale ressaltar que ter mais que 50 anos e, nas mulheres mais jovens, ter parentes de primeiro grau com câncer de mama, aumentam o risco para a doença. Entretanto, há fatores que podem ser evitados, reduzindo a ameaça de desenvolver o câncer de mama. Aqui estão os principais:

– Obesidade;

– Uso excessivo de álcool;

– Tabagismo;

– Exposição à radiação ionizante;

– Exposição a pesticidas / organoclorados.

Sintomas

O principal sintoma que indica a presença de um tumor na mama é a presença de alguma área mais endurecida na região, como um nódulo. Além disso, eventualmente, podem aparecer mudanças na pele, como vermelhidão ou abaulamentos, retrações da pele e, em alguns casos, secreção pelo mamilo. Não existe nenhum um tipo de sintoma que seja mais comum em mulheres idosas.

Tratamento

Especialistas da área ressaltam que cada diagnóstico deve ser avaliado de forma individualizada, sobretudo no que diz respeito ao tipo de tumor encontrado na mama. Em alguns casos, a depender da gravidade do quadro, é possível dispensar tratamentos mais agressivos, como a radioterapia ou a cirurgia de axila, sem que haja um prejuízo na expectativa de vida da paciente.

As condições de saúde da mulher idosa também devem ser levadas em conta na hora de avaliar o melhor tratamento ou mesmo para pensar em rastrear tumores por meio da mamografia.

É importante destacar que todos os tratamentos e as opções terapêuticas devem considerar o tipo de câncer de mama e qual o status funcional dessa paciente idosa, se ela tem alguma doença, comorbidade e se isso de alguma forma vai impactar no tratamento. Isso também tem que ser levado em consideração para pensar em fazer a mamografia.

Particularidades do câncer de mama em mulheres idosas

Além dos benefícios da mamografia, existem outras particularidades da doença neste grupo. Um fator importante que deve ser analisado pela equipe médica é a capacidade da paciente idosa suportar a realização de uma possível cirurgia. Além disso, pessoas mais idosas tendem a apresentar outras doenças, o que deve ser levado em consideração durante o tratamento.

Por isso, é importante que o tratamento do câncer de mama, especialmente em mulheres idosas, seja individualizado e acordado entre os médicos e a paciente. O acompanhamento de pessoas idosas por uma equipe capacitada, que cuide delas de maneira atenciosa e humanizada, é indispensável para o melhor desfecho de qualquer tratamento médico.

Vale reforçar que o câncer de mama, quando diagnosticado de forma precoce, tem chance de cura em 95% dos casos. Por isso, é fundamental a realização do autoexame das mamas, mensalmente após a menstruação, no caso das mulheres mais jovens, e mamografia anualmente a partir dos 40 anos de idade.

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: contato@institutovivabem.com.br

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás

Rate this post
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar