Como dividir os cuidados do idoso com a família?

É muito comum que a pessoa que assume o cuidado de um familiar na terceira idade sinta-se bastante sobrecarregada com o passar do tempo. Por isso, aprimeira recomendação é que o cuidado com um idoso não deve ser responsabilidade de uma única pessoa, nem de exclusividade feminina.

Outra observação é que devido às limitações naturais da idade, até os super independentes devem ser acompanhados de perto. São muitas as obrigações, horários de medicamentos, acompanhamento à exames e a consultas. Em alguns casos, se o idoso não tiver mais capacidade para manter sozinho os cuidados com sua própria higiene e executar tarefas simples do dia a dia, a situação pode se tornar ainda mais estressante.

Converse e entenda com os familiares o que é possível para cada um realizar. Nem sempre a conversa será fácil e tranquila. Podem surgir dificuldades e conflitos. Não quer dizer, porém, que todos precisam desempenhar exatamente as mesmas tarefas. Enquanto um adulto se dedica em cuidar, outro pode se responsabilizar, por exemplo, pelos afazeres domésticos.

É importante também conscientizar as crianças e os adolescentes sobre a importância da participação deles. Um neto pode fica encarregado de fazer as compras do mês, outro, levar os avós nas consultas, fazer reparos na casa deles. Ou então ensiná-los a usar aparelhos.

As crianças também podem ser grandes aliadas nos cuidados diários. Quando maiores fazem companhia ao idoso e ajudam principalmente a incentivar suas habilidades e a exercitar seu cérebro com jogos ou desenhos, por exemplo.

Quem mora longe, ou não tem tempo para se dedicar ao idoso, ajuda de outras formas. Pode ser financeiramente, esclarecendo dúvidas ou pesquisas por produtos na internet. À distância, também dá para ajudar na administração do dinheiro, verificar se as contas estão sendo pagas antes do vencimento e se o idoso não tem dívidas.

A família precisa sempre levar isso em consideração a empatia e a afinidade entre o idoso e o possível cuidador. É fundamental ainda construir um plano de cuidados que irá envolver também uma equipe multidisciplinar.

 

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: contato@institutovivabem.com.br

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás

Rate this post
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar