Beber água retarda o envelhecimento e previne doenças

Segundo um estudo publicado na revista eBioMedicine beber água em quantidades recomendadas e manter-se hidratado ajudam a retardar o processo de envelhecimento nos seres humanos e previnem doenças crônicas.

A pesquisa foi feita pelo National Institutes of Health (NIH), dos EUA. A hipótese foi inspirada por estudos anteriores com camundongos nos quais a restrição de água ao longo da vida, aumentando o sódio sérico em 5 mmol/l, causou alterações degenerativas e encurtou a vida do roedor em seis meses, o que corresponde a cerca de 15 anos da vida humana.

O levantamento atual envolveu cerca de 15,7 mil participantes entre 45 e 66 anos e acompanhamento por 25 anos.

A avaliação demonstrou que o nível de sódio no sangue era maior entre pessoas que não se hidratavam bem. Os cientistas concluíram que pessoas cujo sódio sérico na meia-idade excede 142 mmol/l têm maior risco de serem biologicamente mais velhas que suas idades cronológicas (50%), desenvolver doenças crônicas (39%) e morrer mais jovens (21%).

Ainda de acordo com o estudo, como a diminuição da hidratação é um dos principais fatores que elevam o sódio sérico, os resultados são consistentes com a hipótese de que a diminuição da hidratação pode acelerar o envelhecimento. Pesquisas mostram que mais de 50% das pessoas não bebem as quantidades recomendadas de líquidos. O estudo, porém, não especificou qual volume de água é recomendado por dia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta beber ao menos dois litros por dia.

Para criar o hábito e se lembrar de tomar água constantemente separamos algumas dicas. Confira.

  1. Tenha uma garrafa personalizada

Há garrafas que indicam quanto líquido você deve beber a cada hora do dia, com marcações que você alcança conforme a água diminui no recipiente.

  1. Aproveite os momentos em que a sede é maior

Durante atividade física, por exemplo, se você sente mais sede, o ideal é não beber só um ou dois goles, mas aproveitar o momento, conscientemente, para ingerir uma quantidade maior de água, o que vai ajudar na sua meta diária.

  1. Invista em uma garrafa térmica

Beber água gelada é considerado mais agradável por muita gente especialmente em épocas em que as temperaturas estão mais altas.

  1. Aposte nos aplicativos

Há diversas opções de apps disponíveis para smartphones que também podem ajudar na missão de manter uma boa hidratação.

  1. Mantenha um copo sempre à vista

A organização conta muito quando o objetivo é alcançar a meta de hidratação diária. Se você trabalha em um escritório, isso pode significar manter sempre uma garrafa ou copo na sua mesa.

  1. Beba logo após ir ao banheiro

Toda vez que você for fazer xixi, preste atenção na cor da urina, que vai indicar o quão hidratado você está. E, ainda que a tonalidade seja clara, indica que é uma boa estratégia tomar um copo de água logo após ir ao banheiro.

Informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: contato@institutovivabem.com.br

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás

Rate this post
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar