A importância do atendimento humanizado durante a consulta médica

O Ministério da Saúde recomenda que o atendimento humanizado seja uma diretriz transversal permanente de cuidados com a saúde. Uma das principais características do atendimento humanizado é a valorização do paciente. Isso começa com pequenos gestos do momento que a pessoa chega até a hora de ir embora, considerando a integralidade do cuidado.

É fundamental também olhar as necessidades dos funcionários para estabelecer o padrão de atendimento e treinar os colaboradores. Os gestores devem explicar a importância da humanização, o cuidado com os pacientes e a boa assistência em qualquer circunstância.

Parar e ouvir o paciente são desafios para profissionais que estão, muitas vezes, sobrecarregados. Mas cada paciente terá suas próprias crenças e opiniões, além de suas características próprias, sejam elas físicas ou de personalidade, por isso:

– O afeto e o cuidado, feito de forma particularizada e personalizada, além de fidelizar o paciente, contribuem para a recuperação ou para o alívio do paciente.

– O paciente que recebe a devida atenção, com tratamento pessoal, têm apresentado resultados muito melhores, como alívio de dores e melhora de quadros de ansiedade, por exemplo.

– Os pacientes devem ter a oportunidade de conversar com os profissionais da saúde e expor suas preocupações ou dificuldades sem medo. Com uma conversa e um atendimento mais empático, eles se sentirão mais seguros.

– O foco do atendimento deve ser sempre o paciente. No entanto, é preciso acolher e envolver também a família. Uma comunicação empática e eficiente para tirar dúvidas transmite segurança e conforto.

Falando em sistema público, é bom lembrar que o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar – PNHAH, em 1999. Em 2003, o programa se transformou em uma política pública de saúde, chamada de Política Nacional de Humanização (PNH).

Ela amplia a proposta pela busca da qualidade e indica ações voltadas para a resolução das dificuldades de acesso aos serviços de saúde, da desvalorização dos trabalhadores de saúde, da precarização das relações de trabalho, do baixo investimento em educação permanente dos trabalhadores, da pouca participação destes na gestão dos serviços e do frágil vínculo com os usuários.

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: contato@institutovivabem.com.br

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás

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