Seis cuidados especiais com o idoso no verão
O verão começou no dia 21 de dezembro, e termina em 20 de março de 2023. Neste período a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) esclarece que são necessários cuidados para manter a saúde do organismo e a qualidade de vida do idoso.
Por isso a prevenção deve ser feita a partir de cuidados simples e diários:
- Beba no mínimo 2 litros ao longo do dia;
- Vista-se com roupas leves, frescas – como as de algodão e cor clara. Óculos de sol e bonés também são aliados na proteção do corpo contra o calor;
- Evite atividade física extenuante na parte mais quente do dia (entre as 10 da manhã e às 16 horas) – em especial a prática de esportes ao ar livre neste período;
- Filtro solar, banhos mais frios e hidratantes são alguns dos cuidados com a pele essenciais;
- Evite tomar cafeína e álcool, pois são bebidas que contribuem para desidratação, além de refeições quentes. Privilegie alimentos como as frutas, verduras e legumes;
- Lave e armazene os alimentos de forma adequada para evitar contaminação, vômitos e diarreia.
A desidratação e a hipertermia, que é o aumento da temperatura corporal devida ao calor externo são os principais problemas desta época. Com o processo de envelhecimento, a quantidade de água no corpo do idoso diminui assim como a sensação de sede e a capacidade de transpiração. A maior exposição ao calor pode levar à desidratação, e o indivíduo pode perder sais minerais.
Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, entre os sinais de que o corpo está desidratado estão lábios e língua secos e redução da quantidade de urina. Também podem ser observadas alterações como confusão mental, dor de cabeça, tonturas, fadiga e mal-estar.
De acordo com a entidade, sintomas de alerta para hipertermia são contraturas musculares, náuseas, vômitos, dor de cabeça, fraqueza, tonturas e até mesmo convulsões.
Fonte: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia (day care), reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local(lar de idoso). Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás