Por que homens e mulheres encaram a velhice de forma diferente?

As mulheres vivem de seis a oito anos a mais do que os homens, segundo o IBGE. Mas além da longevidade, também são diferentes nas percepções sobre o envelhecimento. Em vários estudos é possível identificar que homens e mulheres evidenciam sentidos comuns para a velhice, como “finitude”, “doença” e “problemas e limitações”, os quais conduzem ao medo da dependência e da rejeição, tornando a experiência uma situação não desejada.

No entanto, em vários outros aspectos a chegada da velhice é encarada de forma distinta.  Isso porque em todas as fases da vida humana existem padrões socialmente aceitos que determinam comportamentos e atitudes.

Algumas pesquisas mostram, por exemplo, que homens mencionam mais o temor da aposentadoria, da dependência e da impotência, além do receio de ficarem inúteis, deprimidos e chatos. Já as mulheres falam mais sobre a apreensão da invisibilidade social e da decadência do corpo.

Além disso, mulheres tendem a buscar ajuda com mais frequência e a cuidar melhor da saúde global. Elas são mais propensas a consultar um médico e, possivelmente, ser diagnosticadas com problemas de saúde mais cedo.

O processo de envelhecimento é físico, mas a maneira com que se enfrenta às mudanças pode determinar o verdadeiro envelhecimento bem-sucedido. Neste sentido, a tríade alimentação saudável, atividade física e acompanhamento profissional rotineiro é sempre a indicação. Além disso, atuar na melhoria da saúde mental também tem sido uma orientação para se chegar a terceira idade de maneira mais leve.

 

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: contato@institutovivabem.com.br

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás

Rate this post
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar