Perda de memória em idosos pode estar relacionada a várias doenças

A queixa de perda de memória é uma das causas de procura pelo médico geriatra. Devido à possibilidade de perda de memória fazer parte de alguma doença, é importante uma minuciosa investigação.

Devido a própria rotina com excesso de preocupações e sobrecarga de atividades, a maioria das pessoas apresenta, invariavelmente, algum esquecimento. É um tipo de esquecimento normal, que faz parte do cotidiano de todos, muitas vezes devido à falta de atenção e concentração. Nos mais jovens passa por distração e à medida que se envelhece, gera maiores preocupações. Essa preocupação nos mais idosos é relevante especialmente porque as doenças que afetam a memória têm grande prevalência nessa faixa etária.

As demências estão entre as principais doenças que acometem a memória, sendo a Doença de Alzheimer a mais prevalente. Nesses casos há um comprometimento das vias cerebrais responsáveis pela memória. Existe uma perda de memória real, marcada principalmente pelo esquecimento de fatos recentes, o indivíduo tende a se tornar repetitivo e não consegue fixar informações, e essa falta de memorização passa a afetar seus relacionamentos e atividades. Nas fases iniciais da doença, a memória antiga, como lembranças da infância, está no geral preservada.

A perda de memória recente e constante no idoso, é um dos principais indicativos da Doença de Alzheimer, por isso é importante que os familiares fiquem atentos a este sinal. O indivíduo acometido muitas vezes não se dá conta do problema. Apesar da Doença de Alzheimer não ter cura, já existe tratamento específico que pode retardar as manifestações da doença.

Porém existem outras doenças que também podem apresentar perda de memória: depressão, transtornos de ansiedade, doenças da tireoide, déficit de algumas vitaminas, infecções. No entanto nesses casos as vias cerebrais não estão comprometidas e a memória tende a melhorar com o tratamento da doença de base.

A perda de memória não pode ser vista como parte normal do envelhecimento, não antes sem uma avaliação ampla que permita afastar outros diagnósticos, possivelmente tratáveis.

 

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

 

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: contato@institutovivabem.com.br

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.

Rate this post
Mostrar mais

Instituto Viva Bem

*Contato: (62) 3218-5034 *WhatsApp: (62) 9615-2791

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar