Idosos precisam de cuidados especiais com a pele

O aspecto envelhecido da pele envolve surgimento de rugas, flacidez e manchas. Na região dos olhos pode haver também aumento das olheiras e aparecimento de bolsas. No pescoço, é comum a pele envelhecida fique ressecada e irritada com mais frequência. E em todo rosto, podem surgir manchas escurecidas, consequência de anos de exposição à luz solar, especialmente na pele que não foi protegida adequadamente.

O envelhecimento está associado à perda de tecido fibroso, à taxa mais lenta de renovação celular e à redução da rede vascular e glandular. A função de barreira que mantém a hidratação celular também fica prejudicada. Mas, dependendo da genética e do estilo de vida, as funções fisiológicas normais da pele podem diminuir em 50% até a meia-idade. Como a pele é o órgão que mais reflete os efeitos da passagem do tempo, sua saúde e sua aparência estão diretamente relacionadas aos hábitos alimentares e ao estilo de vida escolhido. Por isso, aqui no blog do Instituto Viva Bem separamos algumas dicas para ajudar você ter uma pele mais saudável.

Use filtro solar

Essa dica já é conhecida por todos, mas o uso do filtro solar é imprescindível para reduzir os efeitos do sol sob a pele. Em países tropicais como o nosso, onde o sol aparece o ano inteiro, o uso de bloqueador não pode ser ignorado. Ter esse cuidado sinaliza melhores condições de saúde, além de promover a beleza da pele.

Passar protetor solar, sobretudo na face, é indispensável como prevenção do câncer de pele — conhecido como melanoma. Além disso, esses produtos ainda ajudam a evitar sardas e outros problemas dermatológicos.

Cuide da alimentação

Independentemente da idade, o cuidado com os hábitos alimentares é fundamental à saúde. Porém, em idosos, os riscos associados ao consumo de determinada classe de alimentos são bem mais preocupantes. O consumo de produtos ricos em gordura, o aumento do peso corporal e dos níveis de açúcar no sangue também colabora para a pele envelhecer antes do tempo.

Além disso, o excesso de consumo de álcool, o abuso de tabaco e a poluição ambiental são fatores também que “aceleram” o trabalho do relógio biológico provocando o envelhecimento precoce.

Fique atento aos aspectos emocionais

O estresse e a ansiedade também são considerados importantes fatores para acelerar o envelhecimento. Nessas condições, o desequilíbrio psicológico deixa a pele mais vulnerável à ação de radicais livres e aos efeitos dos hormônios do estresse. Para as mulheres, pode ser ainda pior, devido a maior influência da carga hormonal sobre a saúde delas.

É possível evitar ou amenizar os sinais da pele envelhecida?

Se você adotou esses cuidados ao longo da vida não desanime, existem outras formas de amenizar os sinais da pele envelhecida. É possível manter uma rotina básica em casa, que envolve limpeza com produto adequado, hidratação, proteção solar e uso de alguns produtos antienvelhecimento que podem ser indicados por dermatologistas. Portanto, cuide da mente e do corpo para assegurar o bem-estar e a qualidade de vida do idoso.

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: contato@institutovivabem.com.br

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.00 

Rate this post
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar