Dicas para cuidar da saúde do idoso no frio
Esfriou! E com essa mudança brusca de temperatura os idosos devem tomar alguns cuidados para evitar doenças como a gripe, a pneumonia, rinite, entre outras. Quando a temperatura cai, a atenção à saúde dos idosos deve ser redobrada. Eles correm um maior risco de problemas de saúde e lesões relacionadas ao clima, incluindo também hipotermia, queimaduras na pele e quedas. É importante para o idoso, e aqueles que cuidam deles, tomarem certas precauções nesta época do ano.
A geriatra do Instituto Viva Bem, Zélia Santana, recomenda que nesse período de frio os idosos se hidratem e se alimentem ainda melhor. “Além disso, é importante aumentar a ingestão de alimentos ricos em vitamina C e manter a utilização adequada das medicações de uso contínuo”, esclarece.
Separamos também 5 dicas que reduzem os impactos do frio na saúde dos idosos. Confira:
1 – Escolha as roupas com atenção
Opte por roupas mais quentes como agasalhos de tecidos que bloqueiem o vento. Em ambientes ao ar livre, o ideal é que a pele do idoso seja protegida com acessórios como: bonés, toucas ou mantas. Quando for descansar use cobertores que retenham o calor, pois a temperatura do corpo diminui durante o sono.
2 – Hora do banho
Na hora que o idoso for tomar banho, o ideal é sempre se lembrar de fechar as janelas. Bloquear a circulação de vento frio ajuda a manter a temperatura do corpo e evita resfriados. Além disso, a ducha deve ser rápida e em temperatura amena, para não desidratar a pele.
3 – Use cremes ou hidratantes
Os cuidados com a pele não devem ser adotados somente no verão. Principalmente no inverno, a pele deve ser bem cuidada para evitar o ressecamento. O recomendável é usar loções e cremes hidratantes para evitar o aspecto seco e possíveis doenças dermatológicas, mas antes do uso de quaisquer produtos, um dermatologista deve ser consultado.
4 – Vacina da gripe
Os idosos estão no grupo prioritário de vacinação da gripe, que hoje é considerada a forma mais efetiva de prevenir a doença e suas complicações. A vacina deve ser tomada anualmente, pois os vírus, geralmente, sofrem mutações, exigindo que a vacinação se adeque para garantir a eficácia da imunização. O ideal é checar se essa e outras vacinas estão em dia no Calendário Vacinal do Idoso.
5 – Tome sol
Ainda bem que estamos no Brasil e, mesmo no inverno, o sol ainda dá o ar da sua graça. Banhos de sol são essenciais para que o corpo mantenha a produção de Vitamina D. Não deixe de consumir a Vitamina C que está presente em alimentos como peixes, gema de ovos, fígado e cogumelos. Há também a alternativa por meio da suplementação em cápsulas ou gotas, mas que deve ser prescrita por um médico.
Referências
Dicas para cuidar da saúde do idoso no frio /SBGG
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás