Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência. Por isso, a data, promovida desde 1992 pela ONU, tem como objetivo  principal conscientizar a população a respeito da importância de assegurar uma melhor qualidade de vida a todos os deficientes ao redor do mundo.

É considerada pessoa com deficiência, segundo a Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, proclamada pela ONU, em 2006: “aquelas que têm impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interações com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas”.

No dia 6 de julho de 2016, foi instituída no Brasil a Lei n.º 13. 146 — Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Embora ainda exista um caminho longo a seguir em busca de garantir todos os direitos, essa lei busca assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício desses direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência, de forma a alcançar a sua inclusão social e cidadania.

O Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13146/2015) prevê alguns direitos às pessoas portadoras de deficiência física, como:

  • gratuidade no transporte público (muitas vezes até mesmo para o acompanhante do portador);
  • pagamento do valor de meia entrada em cinemas, teatros, show de música etc;
  • diferenciação no tempo de contribuição para aposentadoria (que vai depender do tipo ou grau de deficiência).

Além disso, o Estatuto também estabelece que toda pessoa portadora de deficiência física receba atendimento prioritário em:

  • todas as instituições ou serviços que disponibilizem atendimento ao público;
  • serviços de socorro e emergência em qualquer circunstância.

Além dos direitos descritos em leis, o desafio atual para as pessoas com deficiência tem sido o cumprimento com a implementação de ações concretas e permanentes que promovam mudanças em toda a sociedade de modo a eliminar todas as barreiras que impõe limitações de acessibilidade.

Por isso a importância que o Estado estabeleça políticas públicas que assegurem todos os direitos e acessibilidade ao portador de deficiência, garantindo que ele viva em um ambiente que propicie o direito de ir e vir, e o desenvolvimento de suas habilidades sem a dependência de outras pessoas.

Mas muito mais que a legislação em si, a data também é importante para promover a conscientização e fazer com que o restante da população reflita e dialogue sobre as iniciativas que podem ser realizadas, para que a sociedade se transforme, efetivamente, em uma comunidade inclusiva.

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: contato@institutovivabem.com.br

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.

Rate this post
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar