Dia da Imunização: pandemia reforça a importância da vacinação

Hoje, 9 de junho, é comemorado o Dia Nacional da Imunização. De dois anos para cá, a imunização foi ainda mais desejada e valorizada, já que, nos tempos atuais, um vírus fez milhares de vítimas por dia e ainda continua provocando a morte de muita gente.

O Dia Nacional da Imunização foi criado no Brasil para chamar atenção da sociedade para a importância da vacinação. Esta é uma eficaz maneira de combater doenças que acometem diversos públicos, como caxumba, tétano, sarampo, gripe, entre outras.

No Brasil, existe um Calendário Nacional de Vacinações, que foi instituído através do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. A ideia é manter um leque de vacinas anualmente para proteger pessoas de todas as idades. São ofertados gratuitamente mais de 40 diferentes imunobiológicos para a população.

A importância da vacinação do idoso

A vacinação em idosos é fundamental, pois reduz as internações e o risco de morte provocada por algumas patologias como: influenza, pneumonia e doenças cardíacas. Com novas bactérias e vírus surgindo a cada ano, a vacina tem se tornado essencial no combate a determinadas doenças, como os vários tipos de gripe.

Principalmente para quem deseja ter qualidade de vida na terceira idade, a vacinação faz toda a diferença pois eleva a expectativa de vida e protege de doenças oportunistas.

As principais vacinas para idosos

Gripe

A gripe é uma doença causada pelo vírus da influenza , com grande potencial de transmissão, geralmente, tem evolução benigna e autolimitada de poucos dias. Porém em situações que o sistema imune está comprometido ou se tem uma doença crônica, é comum que o vírus favoreça o surgimento de outra complicação. A pneumonia pode ser uma delas.

A vacina contra a doença é feita a partir de pedaços de vírus inativados ou fragmentados, sendo assim, não provoca infecção após a vacinação, porém podem ser observados efeitos adversos locais com curta duração. A vacina deve ser tomada 1 vez por ano.

Pneumonia
A vacina pneumocócica previne contra doenças provocadas pela meningite bacteriana e a pneumonia, além de auxiliar na prevenção de uma infecção generalizada no organismo. Existem 2 tipos, que são a Conjugada 13-valente e a Polissacarídica 23-valente.

Herpes
A herpes é uma doença provocada pelo vírus Varicela-Zóster, o mesmo que causa a catapora. Ele permanecer adormecido durante toda a vida da pessoa, mas pode ocorrer a reativação na fase adulta ou em quem tem o sistema imune comprometido.

A vacinação é recomendada para todos com idade acima de 60 anos. Para quem já teve a doença, é necessário aguardar o intervalo de cerca de 1 ano para aplicar a vacina.

Vale lembrar que mesmo agora, diante de uma pandemia de Covid-19, não podemos deixar de lado outras patologias que ameaçam a saúde. Segundo a Sociedade Brasileira de Imunização, o Brasil tem registrado índices insatisfatórios de cobertura vacinal para algumas enfermidades, como a poliomielite. Dados da entidade apontam que, antes mesmo do Covid-19, a cobertura vacinal para a poliomielite estava em 80%, sendo que o ideal é 95%.

Portanto, não deixe de se vacinar! Procure o posto de saúde mais próximo de sua casa e cheque qual ou quais vacinas você precisa para se proteger e proteger a quem você ama. E se você já pode tomar a quarta dose da vacina contra a Covid-19, também procure um posto de saúde e se proteja contra essa doença.

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: contato@institutovivabem.com.br

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás

Rate this post
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar