29 de agosto – Dia Nacional de Combate ao Fumo
O Dia Nacional de Combate ao Fumo tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Criado em 1986, a data inaugurou a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o tabagismo como a dependência da droga nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco, seja cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo, cigarro de palha, fumo de rolo ou narguilé. Após ser absorvida, a nicotina atinge o cérebro entre 7 e 19 segundos, liberando substâncias químicas para a corrente sanguínea.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, 10% dos fumantes podem ter uma redução na expectativa de vida de até 20 anos. A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia divulgou uma lista com alguns dos principais impactos do fumo na saúde:
- O consumo de derivados do tabaco causa cerca de50 tipos de doença, principalmente as cardiovasculares (infarto, angina), o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas (enfisema e bronquite).
- O tabagismo causaimpotência sexual no homem e, no caso das mulheres, complicações na gravidez. Além disso, ele provoca aneurismas arteriais; úlcera do aparelho digestivo; infecções respiratórias; osteoporose; trombose vascular; problemas respiratórios e redução do desempenho desportivo.
- O hábito de fumar enfraquece o cabelo e faz secar a pele, reduz o paladar e o olfato. Além do envelhecimento precoce da pele.
- Os malefícios do fumo são maiores nas mulheres devido às peculiaridades próprias do sexo, como a gestação e o uso da pílula anticoncepcional. A mulher fumante tem um risco maior de infertilidade, câncer de colo de útero, menopausa precocee dismenorréia (sangramento irregular).
- O fumo causa no Sistema Nervoso Central, num primeiro momento, a elevação leve no humor e diminuição do apetite.
- O tabaco é prejudicial também para quem se encontra junto do fumante. O risco de doença cardíaca aumenta em 25% num adulto exposto ao fumo passivo.
Ao parar de fumar, o risco de doenças diminui gradativamente e o organismo do ex-fumante se restabelece. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito para ajudar o paciente a parar de fumar.
Fontes:
Instituto Nacional do Câncer
Ministério da Saúde
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás