Velhice não é doença!
Um tema que tem ganhado destaque nas últimas semanas é a nova Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), que entrará em vigor em janeiro de 2022 e prevê a adição da velhice como doença, com prazo de três anos para implantação. O assunto tem causado polêmica e aqui no blog do Instituto Viva Bem detalhamos mais sobre essa mudança.
Para se ter uma ideia nos dias atuais ter 45, 50, 60 anos é bem diferente do que foi para as gerações anteriores. O número de pessoas com mais de 60 anos no Brasil já é superior ao de crianças com até 9 anos de idade. A população 50+ movimenta mais de R$ 1,8 trilhão, sendo a fatia com maior poder aquisitivo. No entanto, o preconceito etário ou, etarismo, permanece.
Ao longo dos anos, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia tem defendido em seu percurso histórico que o envelhecimento faz parte do curso de vida e considera o envelhecimento como um processo natural da vida humana. Ainda de acordo com a Sociedade de Geriatria, essa nova classificação de velhice ser considerada doença podem resultar em grandes armadilhas. No Brasil, cerca de 3/4 das mortes ocorrem a partir dos 60 anos, por doenças cardiovasculares, oncológicas e neurológicas, entre outras. E se todos os motivos forem resumidos à velhice, iremos correr os riscos de faltar informação e investimento para o tratamento destas doenças.
Esse também é posicionamento do Instituto Viva Bem que entende que classificar velhice como doença inviabiliza as dores da pessoa idosa, que passará a morrer apenas de “velhice” e não serão investigadas as causas reais. Com isso, a velhice passa a ser um grande guarda-chuva para diversas outras doenças.
Nesse contexto é importante frisar que a aceitação da premissa “Velhice como doença” implica em agudizar as questões referentes a preconceitos de idade e colocar o idoso num lugar social secundário, sem protagonismo social. Por aqui, continuaremos defendendo a proteção aos direitos da pessoa idosa e rejeitando qualquer movimento de recuo nessa direção. Seguimos lutando em prol do lugar do idoso como protagonista social.
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.