Vacinas disponíveis contra a covid-19 são capazes de evitar quadros clínicos graves
Mas não são um escudo que impedem os vacinados de se contaminarem.
Você acabou de tomar as duas doses da vacina contra à Covid-19 e obviamente se sente extremamente feliz. Mas começa a ver notícias de pessoas que mesmo após o tempo recomendado de imunização sequente a segunda aplicação foram infectadas.
Por isso, a médica geriatra, Zélia Santana, sócia-proprietária do Instituto Viva bem, explica que as vacinas contra a Covid-19 não impedem de contrair o vírus. No entanto, os casos de pessoas que ficam doentes mesmo após tomar as duas doses de algum dos imunizantes disponíveis não significam que eles não funcionem.
Isso pode acontecer porque nenhuma vacina disponível no mundo atualmente tem eficácia de 100% contra o vírus Sars-CoV-2, ou seja, não impede que o indivíduo seja infectado e passe a doença para outras pessoas. Mas como destaca a dr. Zélia elas são eficazes para evitar os casos graves da doença, que levam à intubação e à morte.
Apesar dos estudos apontarem que os imunizados têm sintomas mais leves, pode haver casos graves. Eles são raros e geralmente estão relacionados com pacientes idosos, cujas doenças prévias são pioradas com a Covid-19, ou doentes crônicos com diabetes, problemas cardíacos ou pulmonares, que têm seus quadros agravados enquanto a vacina ainda não fez efeito.
Ou seja, as mortes por coronavírus relatadas após a vacinação geralmente têm relação com outras doenças ou comorbidades existentes antes do diagnóstico de Covid-19. Esses indivíduos costumam ter o sistema imune debilitado.
Pesquisas mostram ainda que a proteção contra o coronavírus acontece somente entre duas e quatro semanas depois da aplicação da segunda dose. Por isso, quem tomou a primeira dose ainda não está imunizado totalmente.
E não se esqueça: a vacina é uma ferramenta essencial para controlar a pandemia!
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.