Só idoso vai ao geriatra? Quando devo procurar um?
No Brasil, a partir de 60 anos a pessoa é considerada idosa, mas é importante esclarecer que se tratando de geriatria, não deve ser analisada apenas a idade biológica, mas também a cronológica. Por exemplo, às vezes uma pessoa com 50 e poucos anos ainda não é idosa pela questão cronológica, mas pode se comportar biologicamente como idosa, quando apresenta doenças como: hipertensão; diabetes; problema pulmonar; entre outras. Apesar de não ter idade cronológica para ser considerada em idoso, o organismo já funciona como de alguém idoso. Mas com qual idade devo procurar um geriatra? O Instituto Viva Bem responde essas e outras dúvidas.
Só idoso vai ao geriatra?
Não. Essa especialidade trata do envelhecimento humano. Então, se você se preocupa com isso e quer ter um envelhecimento saudável, tudo bem consultar um geriatra aos 40 ou 50 anos, por exemplo.
Qual é o papel do geriatra?
Esse profissional vai fazer o gerenciamento dos pacientes idosos com um olhar mais completo, ver quais medicamentos estão usando, entre outras coisas. A especialidade é focada em prevenir doenças e promover uma boa qualidade de vida. Além disso, os geriatras trabalham para proporcionar um melhor envelhecimento para o paciente, principalmente em idades mais avançadas e de outros especialistas, o geriatra vai tratar muitas vezes de pessoas que já estão na fase final de vida.
O especialista nesta área também tem treinamento para conhecer as doenças que se apresentam de formas diferentes no idoso. Os geriatras têm ainda um olhar treinado para observar duas coisas: a cognição e as funcionalidades e cuidam de acordo com as peculiaridades.
Quais as principais diferenças entre geriatra e gerontólogo?
A geriatria é exercida por médicos e é esse profissional que vai cuidar e acompanhar o paciente de uma forma ampla, olhar para tratamentos e diagnóstico. Além disso, todos os geriatras devem fazer a residência médica em clínica geral.
Já a gerontologia é a ciência que estuda o envelhecimento humano de forma mais ampla. Para obter o título de especialista, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) faz um concurso aberto anualmente. Para um médico que deseja ser gerontólogo, por exemplo, existem alguns pré-requisitos, como residência médica em geriatria ou título de especialista pela SBGG.
Se você busca um envelhecimento saudável cuide-se sempre e não espere completar 60 anos para se consultar com um geriatra. Faça isso quando tiver necessidade, independentemente da idade.
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.00