Sintomas da doença de Alzheimer
Sintomas da doença de Alzheimer
Esquecer algo como um objeto, um compromisso ou um nome acontece com todo mundo e é considerado normal, mas quando se torna repetitivo e passa a comprometer o dia a dia do indivíduo pode ser sintoma de Alzheimer.
A doença de Alzheimer é um tipo de demência sendo a mais comum em idosos. A degeneração e morte dos neurônios é uma das suas características que levam ao progressivo e irreversível declínio nas funções intelectuais e cognitivas. A doença não tem cura, mas medicamentos podem adiar a sua progressão.
Os primeiros sintomas variam de cada pessoa sendo comum na fase inicial da doença perdas de memória frequentes; alterações no comportamento (apatia ou agitação); senso de direção comprometido; atitudes mais agressivas do que o normal.
Na fase intermediária da doença, os sintomas já são a perda de memória intensificada; esquecimento de palavras comuns; repetição de informações; não reconhecimento da própria casa e pertences; alternância de confusão mental e lucidez; estresse psicológico e depressão; comportamento agressivo quando é contrariado; início de dependência física para algumas atividades.
Já na fase mais grave, os portadores de Alzheimer tornam-se cada vez mais dependentes de terceiros, com dificuldades de locomoção, de comunicação e necessitando de cuidados e supervisão integral, até mesmo para as atividades elementares do cotidiano.
Nos casos de dependência física total, o portador não anda e quase não fala; não reconhece ninguém, nem a si mesmo; aparecem infecções, principalmente urinária e pneumonia; a deglutição fica prejudicada muitas vezes necessitando de alimentação enteral e há um aumento da probabilidade de lesões cutâneas e problemas de circulação.
Os primeiros sintomas da doença de Alzheimer podem ser confundidos com o envelhecimento natural, por isso no aparecimento destes sintomas, procure um geriatra para avaliação. O diagnóstico de Alzheimer realizado ainda em estágio inicial, favorece a evolução do prognóstico do quadro de cuidado.
Se o idoso necessita de cuidados especiais, cabe à família escolher entre a permanência do idoso em casa ou em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI). O mais importante é que ele receba o atendimento adequado e principalmente o amor e compreensão da família.
O Instituto Viva Bem é capacitado para acolher o paciente de Alzheimer oferecendo profissionais qualificados e cuidados diferenciados e exclusivos para cada idoso.
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.
CEP: 74093-210