SBGG segue atuando para evitar que o termo velhice seja inserido na Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) está atuando junto ao Comitê Latino Americano (COMLAT), para evitar que o termo velhice seja inserido na Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-11). 

Recentemente, o COMLAT encaminhou à Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e ao Comitê de Redação do CID-11 uma proposta formal com o intuito de fomentar a importância de reconsiderar a decisão, uma vez que ela gera diversos prejuízos de ordem social à população idosa.

Entre os apontamentos, o Comitê sugeriu que a terminologia utilizada deva adaptar-se à interpretação idiomática para evitar estigmatizar a velhice como doença, principalmente quando a expectativa de vida no mundo permite que se desfrute da longevidade com muito boa saúde.

O documento diz ainda que as mudanças fisiológicas associadas ao envelhecimento não se aplicaria a velhice como uma doença, que pode surgir em qualquer idade.

No entanto destaca também que é importante compreender que os Códigos CID-11 permitirão realizar ações em saúde pública, alocando recursos e fortalecendo o conhecimento das doenças prevalentes nas diferentes trajetórias de vida, por isso o COMLAT se propôs neste sentido dar maior visibilidade aos Síndromes Geriátricas tais como: fragilidade, osteosarcopenia (ou sarco-osteoporose) que têm grande impacto na qualidade de vida da pessoa e de sua família.

O documento completo e mais informações podem ser conferidas no site da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia: https://sbgg.org.br/em-documento-as-autoridades-comlat-propoe-que-atualizacao-do-cid-11-seja-reavaliada/

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: contato@institutovivabem.com.br

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás

Rate this post
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar