Saiba quais exames médicos devem ser feitos periodicamente

É fundamental a realização periódica de exames, já que é possível fazer uma prevenção efetiva de muitas doenças, bem como o diagnóstico precoce, o que permite evitar complicações e melhorar a qualidade de vida. Separamos na lista abaixo quais os principais exames indicados para quem já passou dos 60:

Hemograma completo

O hemograma é o conhecido exame de sangue, ele mostra as taxas de células do sangue.

Através deste exame avalia-se se a pessoa é portadora de anemia ou se está com alguma infecção ou distúrbio na coagulação do sangue. Além disso, auxilia a suspeitar de doenças sanguíneas, como leucemias, por exemplo.

Perfil de colesterol

O exame de perfil de colesterol permite avaliar a quantidade de gordura no organismo. Caso o colesterol apresente taxas muito altas, o paciente poderá ter o risco de doenças graves, como infarto do miocárdio, acidente vascular encefálico (ou derrame cerebral) e tromboses de artérias de várias partes do corpo, aumentado.

Glicemia de jejum

O exame de glicemia de jejum é uma dosagem realizada para identificar os níveis de açúcar no sangue. O paciente que apresentar níveis de glicemia de jejum acima de 126 mg/dl é diagnosticado como diabético. Prevenir o diabetes é extremamente importante, pois é uma doença que aumenta consideravelmente o risco de doenças cardiovasculares em geral.

Densitometria óssea

A densitometria óssea é um exame realizado para identificar a massa óssea, ou seja, a qualidade e a resistência dos ossos. Essa análise permite diagnosticar a existência da osteopenia e da osteoporose, sendo esta última a forma mais grave da degradação óssea e que torna o osso mais poroso e mais propenso a fraturas.

Quanto mais cedo diagnosticada a osteopenia, é possível intervir com tratamentos adequados para evitar ou postergar o risco da osteoporose.

Exames oftalmológicos

É de extrema importância que o idoso visite o oftalmologista ao menos uma vez ao ano, pois o médico indicará exames mais específicos conforme a necessidade de cada paciente. Na consulta, poderão ser realizados exames para aferir a pressão intraocular, além da avaliação do risco de glaucoma ou catarata.

Audição

A causa mais frequente de diminuição de audição em idosos é a presença de cerume impactado, uma espécie de rolha de cera que acumula no ouvido e que pode ser retirada em consultório pelo médico de família e comunidade, antes de fazer qualquer encaminhamento para exame.

Através da audiometria é possível ver o limiar auditivo e também a capacidade de entender o que é falado. Com este exame é possível intervir precocemente e minimizar os danos da perda auditiva para garantir autonomia e interação social do idoso com amigos e familiares.

Mamografia

A mamografia é um exame que consiste em comprimir a mama através de um aparelho que vai gerar imagens como um raio-X. O objetivo principal é fazer o rastreio e o seguimento de lesões nas mamas, isso inclui o câncer de mama, uma das neoplasias mais comuns em mulheres, que quando diagnosticadas precocemente, têm boa resposta ao tratamento.

Exames ginecológicos

Esta questão deve ser individualizada. De forma geral, pacientes de 60 a 79 anos, que tenham vida sexual ativa, devem realizar o papanicolau (exame que detecta o câncer de colo de útero) anualmente. A ultrassonografia da pelve, capaz de detectar doenças uterinas e dos ovários, pode obedecer a mesma orientação de realização do papanicolau.

Próstata

É de suma importância que o homem, sobretudo após os 50 anos de idade, realize anualmente o exame sanguíneo do PSA no sangue e o exame de toque da próstata para avaliar a presença de hiperplasia prostática benigna (aumento benigno da próstata) ou o câncer de próstata. São doenças que têm cura, sobretudo se detectadas precocemente.

Exames cardiológicos

Os exames cardiológicos devem ser realizados ao menos uma vez ao ano. O eletrocardiograma permite avaliar o ritmo e a condução elétrica do coração e o ecocardiograma é como um ultrassom que avalia a força do bombeamento e da performance do órgão. São exames importantes para diagnosticar arritmias (palpitações ou batimento cardíaco baixo), bem como insuficiência cardíaca.

Aproveita o início do ano e marque uma consulta com o seu médico ou sua médica geriatra para realizar aquele check-up!

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: contato@institutovivabem.com.br

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.

Rate this post
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar