Saiba por que 70% dos casos de câncer ocorrem em pessoas idosas

Na terceira idade, qualquer doença pode representar um risco maior. Nos casos de câncer, isso não é diferente. O envelhecimento celular e a diminuição da capacidade das células de se recuperar fazem com que o organismo dos idosos seja mais suscetível aos tumores.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), apontam que quem tem mais de 65 anos é 11 vezes mais propenso a desenvolver uma doença cancerígena do que pessoas com idade inferior. Além dos fatores genéticos, a doença se desenvolve com o avanço da idade e após ter vivido por décadas no sedentarismo, com uma alimentação não saudável.  Fumar e ingerir bebidas alcoólicas, também aumentam as chances do surgimento do câncer. Separamos aqui no blog  Instituto Viva Bem algumas medidas preventivas que você pode adotar ao longo da vida para diminuir os riscos. Veja.

Vida Saudável

Há estudos que mostram que 40% dos tumores são passíveis de prevenção. A atividade física regular e alimentação saudável podem diminuir consideravelmente os números de tumores malignos na terceira idade. Segundos médicos oncologistas, os hábitos saudáveis protegem as pessoas porque podem contribuir para que o processo de envelhecimento celular aconteça de forma mais lenta.

Além da má alimentação e sedentarismo, fumar e ingerir bebidas alcoólicas são fatores de risco. O cigarro pode influenciar inclusive no surgimento do câncer em todos esses órgãos e não apenas no pulmão.

Importância do check-up

Quando há um câncer em evolução no organismo, quanto mais rápido for diagnosticado, maior será a probabilidade de um tratamento eficaz. Por isso, a recomendação é que sejam realizadas consultas médicas regulares para o monitoramento contínuo de doenças crônicas como a hipertensão, diabetes, osteoporose, entre outras.

Após os 60 anos é importante fazer pelo menos uma avaliação anual caso não tenha nenhuma doença crônica, se o idoso for portador de pelo menos uma doença crônica, esta frequência já deve ser em cerca de seis meses.

Tratamento multidisciplinar

Caso a doença se desenvolva é preciso estabelecer estratégias para o tratamento do câncer no idoso com o objetivo de priorizar pela qualidade de vida a partir do trabalho em conjunto da equipe multidisciplinar, são eles: geriatra, oncologista, cirurgião, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, nutricionista, odontólogo, assistente social e farmacêutico clínico.

No caso de idosos, pode fazer muita diferença para um resultado mais eficaz, com recuperação rápida e reduzindo complicações clínicas. A ausência de qualquer um destes profissionais pode gerar lacunas e ter um impacto negativo, por exemplo: a do fisioterapeuta tende a aumentar muito o risco de complicações pulmonares ou tromboses na radioterapia e quimioterapia, já a falta do fonoaudiólogo pode aumentar o risco de broncoaspiração, situação extremamente grave em qualquer caso.

Mas lembre-se a prevenção é sempre o melhor remédio.

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: contato@institutovivabem.com.br

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.00 

Rate this post
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar