Principais problemas do envelhecimento que devem ser tratados pelo fonoaudiólogo
No processo de envelhecimento ocorre o declínio das funções do corpo, as alterações da comunicação é uma das mais comuns. A incapacidade ou dificuldade de se comunicar interferem negativamente no idoso, o segregando ainda mais, levando a solidão, tristeza e até a depressão.
A origem de muitos distúrbios da voz e da fala pode estar relacionada com problemas no sistema neurológico, físico, psicológico e ou social. Os distúrbios mais comuns na terceira idade são: a gagueira, a rouquidão, os vícios de pronúncia, os tremores na voz, a rigidez na articulação, a variabilidade da altura, do tom e de timbre, alterações na deglutição e etc.
Na velhice é comum surgir algumas alterações nas quais o Fonoaudiólogo tem importante papel no tratamento, sendo elas:
Presbiofonia
A Presbiofonia é o envelhecimento da voz, que pode ter alterações diferentes entre indivíduos na forma e extensão.
Considera-se como um o período de máxima eficiência vocal dos 25 aos 40 anos, sendo que a partir dessa idade ocorre uma série de alterações estruturais na laringe. O início do envelhecimento vocal, seu desenvolvimento e o grau de deficiência vocal não dependem da idade cronológica, mas de fatores constitucionais, raciais, hereditários, alimentares, sociais, ambientais e saúde física e psicológica. Problemas respiratórios, tensões musculares, problemas de postura, podem prejudicar o uso dos mecanismos do aparelho vocal impedindo uma voz natural.
Presbiacusia
É o envelhecimento do aparelho auditivo, sendo considerada uma das perdas que mais prejudica a capacidade de comunicação. A exposição a ruídos, estresse, uso de alguns medicamentos e deficiências alimentares são alguns fatores da perda da audição. O paciente com perda auditiva muitas vezes escuta, mas não entende o que lhe é dito.
Disfagia
É caracterizada como a dificuldade em engolir o alimento. As causas mais comuns são os problemas neurológicos como AVC, TCE, Parkinson, Doença de Alzheimer, miastenia gravis, distrofia muscular, esclerose lateral amiotrófica, paralisia cerebral, entre outros.
Distúrbios da motricidade oral
São alterações anatômicas e/ou funcionais do mecanismo oral que podem afetar diretamente a fala, a mastigação e a deglutição. As causas mais comuns são ausência de dentes, problemas dentais, atrofia dos músculos mastigatórios, prótese mal ajustada e podemos também encontrar alterações na deglutição e linguagem nas doenças neurológicas.
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Site: www.institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.
CEP: 74093-210