Por que o idoso também deve planejar o novo ano?
A chegada de um novo ano sempre nos desperta novas expectativas e aquele desejo de fazer planos e correr atrás dos nossos sonhos. E ao contrário do que muitos pensam os idosos também devem se planejar. O pensamento de que aos 60 anos já se aproveitou o melhor da existência está bem longe de ser verdade.
Mas que tipo de objetivo uma pessoa na terceira idade pode ter? Por isso, separamos para você algumas sugestões para incluir na lista de metas para o ano de 2023:
– Aprender uma nova habilidade
Um dos pilares para continuar vivendo bem mesmo depois da aposentadoria é o esforço cognitivo. Aprender algo novo, ainda que não exija muito, auxilia no desenvolvimento cerebral.
– Conhecer um lugar que sempre sonhou
Viajar na terceira idade revitaliza, levanta a autoestima e a confiança em si mesmo. Favorece o desenvolvimento do seu lado cognitivo, tende a aumentar a criatividade, o que faz com que as pessoas melhorem os seus relacionamentos e o seu humor. Além é claro de conhecer novas culturas.
– Iniciar uma atividade física
Exercitar-se faz bem em todos os sentidos. O físico e a mente atuam juntos e proporcionam mais vigor às atividades do cotidiano.
– Retomar um projeto que foi deixado para trás
Os sonhos são importantes, pois tomam o papel de renovar os propósitos de vida e dar motivação para acordar todo dia, o que ajuda a evitar até algumas doenças, como depressão.
– Começar a empreender
Engana-se quem acredita que empreender é algo restrito aos jovens profissionais do mercado de trabalho, pois já existem diversos casos de sucesso de pequenas empresas gerenciadas por aposentados na terceira idade.
Ter um propósito, assim como metas e objetivos a curto prazo que estejam dentro das possibilidades de realização são recursos que podem aumentar a qualidade de vida dos mais velhos.