Por que consultar um Geriatra?
Por que consultar um Geriatra?
Com a mudança de cenário com relação a pirâmide etária, e aumentando o número de indivíduos na terceira idade no Brasil, é cada vez mais importante que os idosos, mesmo os saudáveis, sejam acompanhados por geriatras, de modo a envelhecer com maior saúde e qualidade de vida.
A avaliação geriátrica é um processo diagnóstico de múltiplas dimensões que deve envolver não só o idoso, mas também a família e o meio ambiente onde ele vive. Na avaliação do idoso busca-se quantificar o grau de comprometimento funcional global (diagnóstico funcional) e identificar a presença de potenciais disfunções nos sistemas fisiológicos principais (diagnóstico etiológico ou doenças). A dimensão familiar e social do idoso são também fundamentais e devem ser avaliadas rotineiramente.
Esta avaliação multidimensional é primordial para o planejamento de um plano de cuidados, cujo objetivo principal é a preservação ou recuperação da autonomia e independência do idoso. Este plano de cuidados é formado por ações de promoção e prevenção de doenças primária e secundária, ações curativas, de reabilitação e paliativas.
Desta forma, a abordagem em geriatria difere da abordagem padrão por enfatizar a autonomia funcional e a qualidade de vida e por trabalhar conjuntamente com uma equipe multiprofissional formada pela fisioterapia, fonoaudiologia, enfermagem, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, dentre outras.
A avaliação e a intervenção geriátrica resgatam a integralidade, não se restringem à cura e sim, à otimização do funcionamento global e ao conforto do paciente. Esses aspectos fazem da geriatria uma especialidade ampla e única.
No idoso, o foco da atenção deixa de ser exclusivamente no diagnóstico e tratamento das doenças para a prevenção contínua de longo-prazo. Mesmo que o idoso tenha múltiplas doenças e problemas inter-relacionados, ele pode manter-se independente e autônomo. Por isso a necessidade do estabelecimento de prioridades na implementação do Plano de Cuidados, visando a longevidade e, principalmente, a funcionalidade global do idoso.
O excesso de especialistas e consequentemente a prescrição de vários medicamentos pode levar a interação entre dois ou mais medicamentos, causando efeitos adversos ou mesmo diminuindo a ação para o qual um dos medicamentos foi indicado. Por isso, é importante a avaliação do geriatra que irá avaliar as medicações já em uso, diminuindo as chances de efeitos adversos.
Dessa forma, a individualização dos cuidados é fundamental. As particularidades do individuo da terceira idade deverão ser entendidas e respeitadas, de maneira que cada pessoa é única e deve ser tratada de forma global e integral.
O Instituto Viva Bem possui os melhores geriatras, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e profissionais da saúde do Brasil.
Disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local.
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.
CEP: 74093-210