Os cuidados na hora da alimentação do portador da Doença de Alzheimer
Os pacientes de Alzheimer não têm restrição alimentar como os diabéticos ou hipertensos, é recomendado uma alimentação saudável e em alguns casos o médico pode ajustar a dieta de acordo com as consequências da doença, de forma individualizada.
Muitos pacientes de Alzheimer devido ao comprometimento da memória ou orientação no tempo, podem se esquecer de alimentar. Se isso ocorrer, é necessário o acompanhamento de alguém durante as refeições. Somente ligar para verificar se o idoso se alimentou não é eficiente, já que provavelmente ele não lembrará se comeu.
Dependendo da fase da doença alguns problemas como a dificuldade de deglutição e os engasgos, poderão surgir comprometendo à alimentação. Informe ao médico e procure um fonoaudiólogo para realizar técnicas que estimulam e facilitam a deglutição. Também é importante procurar um nutricionista que avaliará a necessidade de fazer uma adequação da consistência da dieta (substituir os alimentos sólidos pelos pastosos) e o aumento da densidade calórica (menores volumes com concentração de calorias).
É bastante comum a queixa de aumento de apetite em portadores de Alzheimer. Isso acontece devido a problemas de memória, o paciente se esquece que já comeu, orientação temporal ou por uma alteração na saciedade, que geralmente é acompanhada por redução de controle de impulsos. O familiar ou a pessoa responsável pelo paciente deve acompanha-lo na alimentação, controlando a quantidade e qualidade da dieta. É importante ressaltar que o ganho de peso pode gerar riscos para a saúde, com problemas metabólicos e físicos, e a ingestão exagerada pode causar problemas digestivos e mal-estar.
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Site: www.institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.
CEP: 74093-210