O que fazer quando o idoso se torna resistente aos cuidados e até mesmo rude?
De acordo com o Ministério da Saúde, o bom cuidador é aquele que observa e identifica o que a pessoa pode fazer por si, avalia as condições e ajuda a pessoa a fazer as atividades. Cuidar não é fazer pelo outro, mas ajudar o outro quando ele necessita, estimulando a pessoa cuidada a conquistar sua autonomia, mesmo que seja em pequenas tarefas. Isso requer paciência e tempo.
Mas e quando o próprio idoso que necessita de cuidados não reconhece esta condição? Alguns se tornam resistentes e até mesmo rudes com os cuidadores e familiares.
Geralmente a recusa se dá pelo fato de o idoso não aceitar sua perda de independência, mas também pode ser reflexo de um quadro de demência, confusão mental, perda de memória e até alterações de personalidade que podem ser sinais de depressão.Por isso, nós do Instituto Viva Bem separamos algumas orientações que podem te ajudar:
– Em um primeiro momento é preciso conversar com o idoso para entender os motivos da recusa em ter um cuidador ou familiar por perto.
– Promova uma transição gradual. Proponha, inicialmente, algumas horas do dia para fazer companhia, conversar, jogar cartas ou jogos de tabuleiro, passear, auxiliar nas compras, entre outras tarefas do cotidiano do idoso.
– Aos poucos, adapte a casa do idoso para sua própria segurança. Coloque barras de apoio e assentos, além de abrir espaço, que facilitem sua mobilidade.
– Não trate o idoso como criança. Ser carinhoso, amoroso e educado é diferente de infantilizar a pessoa na terceira idade.
– Sempre explique tudo. O desconhecido pode dar medo, especialmente para a pessoa que cresceu em uma outra era e não está acostumada com a tecnologia e avanços na saúde que temos hoje em dia.
– A aceitação do idoso ao cuidador deve acontecer naturalmente com o passar do tempo. Em todos os momentos do processo é necessário ter paciência e empatia com o idoso.
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás