Não tenha medo de envelhecer!

Gerontofobia é o nome da síndrome que define aversão ou medo patológico de pessoas idosas ou do processo de envelhecimento. Numa sociedade em que a velhice é na maioria das vezes asso­ciada a doenças, perda de mobilidade, mudanças na aparência e outras situações que nos remetem ao fim, é compreensível que ninguém queira envelhecer.

Mas se você parar para pensar, nem todo mundo tem a chance de chegar à terceira idade. Por isso, preste atenção nestes aspectos e sinta-se um privilegiado por ultrapassar os 65 anos de vida:

– Em primeiro lugar é preciso entender que a velhice é uma etapa do ciclo da vida, assim como a passagem da infância para a adolescência, e desta para a fase adulta. Todos estes momentos têm coisas boas e ruins. Por isso aproveite ao máximo o momento presente, e não fique apegado aos acontecimentos passados.

Envelhecer não significa adoecer. Hoje mais do que nunca os idosos conseguem viver uma vida ativa. Mantenha uma alimentação saudável e atividades em dia. Não esqueça de manter a mente ativa a partir de estímulos ao cérebro. A leitura, o aprendizado de coisas novas, como outros idiomas, são algumas das atividades que podem manter a memória ativa em qualquer idade.

Cada ano que se passa em nossas vidas, nos dá experiência e sabedoria, que não podem ser adquiridas de outra forma. Nos permite desenvolver habilidades que nos fazem enxergar as dificuldades de forma mais positiva, tomar decisões mais assertivas, assumir os medos e mesmo assim manter a calma diante de situações complicadas.

– Valorize a sua história. Seja orgulhoso de tudo que construiu ao longo da vida e além de estar aberto para aprender coisas novas, não tenha vergonha de repassar os aprendizados adquiridos com suas experiências aos mais jovens.

– Não deixe de fazer planos. Se possível mantenha o convívio social não apenas com familiares, mas com um círculo de amigos da mesma idade. Faça viagens e aproveite para conhecer novas culturas. É na terceira idade que muitos ainda podem fazer o que sempre desejaram, mas não realizavam por falta de tempo.

– E o principal ponto é que se você chegou à terceira idade é porque está vivo. Nos países mais pobres a expectativa de vida é baixa, nem todo mundo tem acesso à serviços de saúde e à qualidade de vida.

 

Envelhecer é um privilégio de poucos, e envelhecer bem é uma escolha de vida!

 

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: contato@institutovivabem.com.br

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.00 

Rate this post
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar