Lembre-se de escolher ILPIs que atendam a padrões de qualidade!
As Instituições de Longa Permanência para Idosos seguem padrões e legislação, obrigando-as a ter nível satisfatório de qualidade no acolhimento temporário ou permanente de idosos.
É muito comum associar Ilpis a estabelecimentos de saúde, pois muitos serviços ofertados pelas instituições brasileiras referem-se à saúde, mas estas instituições não são voltadas para a clínica ou a terapêutica.
Diferente de um hospital, a ILPI não tem Centro Cirúrgico, Pronto Socorro ou UTI, pois seu objetivo é ser algo como um centro de vivência para os idosos, um lar, que embora coletivo, irá provê-lo de atenção, cuidado e humanização.
Por isso, obtenha informações prévias e realize visitas ao local, antes de “hospedar” um ente querido. A Instituição de Longa Permanência para Idosos deve possuir alvará sanitário atualizado expedido pelo órgão competente, estadual ou municipal e um responsável técnico com formação de nível superior. Além disso, entre as orientações gerais da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia:
- Verifique se a instituição tem placa de identificação externa
- O número de profissionais deve ser suficiente para atender todos os idosos. A existência de profissionais sobrecarregados indica insuficiência de recursos humanos;
- Preste atenção à limpeza do ambiente. Não é normal a existência de odores desagradáveis;
- O local deve propiciar condições de mobilidade a um idoso com problemas de locomoção. Evite locais com escadas ou com muitos andares;
- A alimentação deve ser variada e suficiente. Não é normal que o idoso institucionalizado perca peso. Isso pode ser sinal de alimentação inadequada;
- Leve em consideração as queixas formuladas pelo idoso;
- O local precisa oferecer atividades de lazer, recreação física e cultural que estimulem a autonomia dos idosos;
- Considere necessária a existência de barras de segurança, principalmente nos banheiros onde o idoso independente permanece sozinho;
- Busque saber se a casa dispõe de atividades terapêuticas que estimulem o bem estar físico e mental do idoso.
Também é importante garantir a celebração de um contrato entre o idoso ou sua família e a instituição. Esse contrato deve ter todas as informações sobre o serviço a ser prestado.
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás