Isolamento e queda: a combinação perigosa da pandemia
Para alertar a população sobre os riscos e consequências, a Organização Mundial de Saúde (OMS), dedicou o 24 de junho como o Dia Mundial de Prevenção de Quedas.
Déficit de equilíbrio, fraqueza muscular, sedentarismo, doenças crônicas e medicações são alguns dos motivos que levam os idosos ao maior risco de quedas. Além disso, há os fatores externos, como ausência de corrimão, tapetes soltos, pisos molhados, assento sanitário muito baixo, asfalto esburacado, calçadas mal conservadas, entre outros.
A queda de uma pessoa da terceira idade é ainda mais devastadora porque pode provocar fraturas, redução da capacidade funcional, isolamento social, depressão e até a morte do paciente. A grande maioria das quedas envolvendo idosos acontece em casa, por isso a importância de se atentar a alguns detalhes:
– Evite muitos móveis nas áreas de circulação;
– Evite tapetes, a não ser que sejam antiderrapantes;
– Instale barras de apoio nos principais pontos da residência, não esquecendo dos banheiros;
– Para o banho, dependendo do caso, pode-se fazer uso de cadeiras adequadas;
– Não deixe o chão molhado, e no momento da limpeza evite que o idoso fique se locomovendo;
– No quarto a cama deve ter uma altura ideal, não podendo ser muito alta;
– Coloque ainda uma luminária e um interruptor próximos à cama, para que o idoso possa se levantar no meio da noite, caso tenha necessidade;
– Se necessário, use bengalas, muletas ou outros instrumentos de apoio.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, um em cada três indivíduos com mais de 65 anos sofrem quedas todos os anos. Nos hospitais públicos, são três internações por hora em decorrência do problema. Já relatórios globais da Organização Mundial da Saúde, sobre prevenção de quedas para a pessoa idosa revelam que a frequência das quedas em pessoas acima de 65 anos vai de 28% a 35% e entre 32% e 42% para a faixa etária com mais de 70 anos.
Para alertar a população sobre os riscos e consequências, a Organização Mundial de Saúde (OMS), dedicou o 24 de junho como o Dia Mundial de Prevenção de Quedas. Data que também foi incorporada ao calendário do Ministério da Saúde do Brasil e tendo como público-alvo a pessoa idosa.
O controle de doenças crônicas, como pressão alta e diabetes, também é uma medida necessária para impedir as quedas. O aumento da massa muscular por meio das atividades físicas é outro procedimento essencial, já que aumenta a resistência.
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.00