Infarto e AVCs não diminuem durante pandemia da Covid-19. Fique atento aos sinais!
O isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19 e o medo de contrair a infecção têm feito com que a população deixe de procurar as unidades de saúde. Mas os médicos reforçam a necessidade de manter o tratamento de doenças como a hipertensão, o que aumenta, por exemplo, o risco de infarto agudo do miocárdio e de acidente vascular cerebral (AVC).
Em todos os países observa-se uma redução no número de hospitalizações por infarto, uma elevação no número de tratamentos muito tardios e um aumento no número de paradas cardíacas fora do hospital. Por isso é preciso estar atento aos sinais:
- Dor no peito em forma de aperto – pode irradiar para o pescoço, estômago, nuca, mandíbula e para o braço esquerdo;
- Enjoo e vômitos;
- Suor frio;
- Desmaio;
- Cansaço;
- Falta de ar;
- Alteração dos batimentos cardíacos,
- Sensação de peso ou aperto na região do tórax.
Os sinais de AVC também podem ser identificados a partir de testes simples:
- Dificuldade para falar, como na pronúncia de palavras ou de a pessoa enrolar a língua;
- Não conseguir levantar os dois braços ou um deles cair rapidamente;
- Não conseguir sorrir de forma igual, com um lado da boca puxando para baixo;
- Falta de coordenação motora com desequilíbrio na hora de tentar caminhar;
- Perda de visão de um olho ou dificuldade para enxergar;
- Paralisia dos membros de um lado do corpo.
Como prevenção é importante manter bons hábitos de alimentação e atividade física neste momento de menor mobilidade. O confinamento também acaba elevando o nível de estresse e, por consequência, o risco de doenças cardiovasculares. No caso dos idosos, que fazem parte do grupo de risco, é imprescindível que eles sejam supervisionados diariamente, inclusive aqueles que moram sozinhos. Os que possuem alguma doença crônica precisam também manter os tratamentos e medicamentos recomendados para não ficarem mais vulneráveis.
Identificado algum dos sintomas críticos, o paciente deve procurar imediatamente uma unidade de saúde ou acionar profissionais da área de saúde pelo 192. Além de um maior risco de morte, o atraso na procura por atendimento por piorar a situação clínica, aumentando o tempo de internação e gerando sequelas.
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.00