Importância da correção da postura do idoso
A postura é dinâmica e, em condições normais, pode ser controlada voluntariamente e alterada constantemente. A postura depende de vários fatores como o estado de saúde, a alimentação, o tipo de atividade que se realiza ou se realizou durante toda a vida, os hábitos de vida e o estado emocional.
Com o envelhecimento, o idoso pode ter sua postura alterada em função de alterações degenerativas articulares, com limitação ou bloqueio articular, redução da massa e da força muscular, diminuição da elasticidade dos músculos e tendões e da possível incapacidade do idoso fragilizado de adaptar-se ou corrigir sua postura.
No idoso com mobilidade restrita ou, principalmente na presença da síndrome da imobilidade, é importante o familiar ou cuidador estar atento à postura deste idoso nas diversas posições, bem como saber posicioná-lo bem.
A melhor posição para o idoso é aquela que deve ter uma duração de até duas horas, e que seja confortável e funcional.
Assim, na atenção ao idoso dependente, o cuidador deve estar sempre atento à higiene postural. A higiene postural é um conjunto de procedimentos cujo objetivo é a correta manutenção da postura corporal, em repouso ou movimento, evitando lesões e protegendo todas as articulações, inclusive da coluna vertebral, evitando dores, encurtamentos e posições nocivas e/ ou viciosas que possam prejudicar ou mesmo impedir funções ainda possíveis, como por exemplo, a marcha e outras.
No idoso fragilizado e acamado é imprescindível alternar os decúbitos (corpo em repouso em um plano horizontal) entre dorsal (de barriga para cima), decúbitos laterais direito e esquerdo, a posição sentada, de pé e a marcha ou caminhada sempre que possível. O decúbito ventral (de barriga para baixo) geralmente não é possível como opção de postura para os idosos fragilizados, sendo também não recomendado ao mal posicionamento postural, principalmente da coluna lombar e cervical. O uso de colchões pneumáticos é indispensável nestes casos, mas mesmo assim é imprescindível alternar as posições de decúbito a cada duas horas pelo menos, como única forma de prevenção das lesões por pressão.
Na posição sentada (poltrona, cadeira de rodas) e no leito, é importante observar o bom alinhamento postural, manter boa higiene e arrumação das roupas de cama, evitar pressões desnecessárias (zíper, botões, roupas dobradas, contato com grades) e utilizar colchão adequado. Muitas vezes são necessárias adaptações a fim de se conseguir e manter um bom posicionamento.
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.