Idosos precisam estar acompanhados em consultas e exames
A orientação geral dos profissionais de saúde é que familiares, cuidadores ou pessoas muito próximas a idosos, conhecedoras de sua rotina e histórico de vida, devem acompanhar esses pacientes em consultas médicas, principalmente quando há dificuldades de deslocamento.
O acompanhante é essencial não apenas do ponto de vista da segurança física, mas também da segurança psicológica e para diminuir a ansiedade que pode ocorrer em qualquer tratamento de saúde. Por isso, antes da consulta é ideal que:
– Certifique-se antecipadamente do horário e local corretos da consulta ou exame;
– Chegue com pelo menos 15 minutos de antecedência, levando e consideração as dificuldades de locomoção do idoso;
– Escolha um médico de sua confiança, alguém que se identifique, pois assim se sentirá mais confortável para fazer os seus questionamentos.;
– Leve as informações e dúvidas anotadas em um papel. Não confie apenas na memória;
– Leve também o histórico clínico do paciente;
– Não tenha medo de perguntar, e tire todas as dúvidas durante o período da consulta;
– Questione sobre quando será a próxima consulta ou retorno e se há um número para ligar quando houver reações ou outras emergências.
O acompanhante precisa estar atento ainda ao tratamento proposto pelo médico no momento da consulta, já que informações como uso correto da medicação, exames e procedimentos podem não ser compreendidas na totalidade pela pessoa idosa.
Quando a pessoa idosa é muito debilitada, tem limitações mentais ou físicas, o cuidado com as consultas médicas é ainda mais prioritário. Desta forma, é o cuidador quem deve compreender as coisas e ter o cuidado de apoiar o idoso, que nem sempre irá lembrar do que foi dito.
Os idosos mantêm uma rotina de consultas médicas diferente dos demais pacientes. Por isso, uma ideia para facilitar a rotina e evitar faltas ou desmarcações de última hora, é ter uma agenda apenas para finalidades de saúde. Nela deve constar o agendamento das consultas médicas e, inclusive, o dia para realização dos exames laboratoriais.
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás