Gripe: A grande vilã para os idosos

Febre, tosse seca, cansaço, dor de cabeça, no corpo e mal-estar são os sintomas mais comuns em casos de gripe.  Mas quando esses sintomas são diagnosticados em idosos é importante ficar em alerta.

Com o passar dos anos, há uma redução da capacidade de defesa no organismo dos idosos que ao entrar em contato com o vírus da gripe pode ter complicações como: pneumonia. Dessa forma nunca trate a gripe de um idoso apenas como um resfriado corriqueiro. É importante ressaltar que por mais que os sintomas sejam parecidos os agentes transmissores são diferentes e a gravidade também.

 

Resfriado, gripe e coronavírus

O resfriado é uma doença infecciosa causada por vírus, sendo os mais comuns os rinovírus e adenovírus, enquanto a gripe é causada pelo vírus conhecido com influenza, e no Brasil circulam três tipos o A, B e C, sendo que o tipo A é o responsável pelo H1N1.

Os sinais também marcam a diferença entre as enfermidades, no caso do resfriado os sintomas são mais brandos como: espirro, secreção nasal, congestão nasal, irritação na garganta, tosse seca e em casos de febre geralmente é baixa. Enquanto que na gripe os sintomas são febre geralmente, acima de 38 °C, dores no corpo, tosse seca e dores na cabeça, garganta e no corpo.

Com a pandemia do coronavírus e a semelhança dos sintomas o Ministério da Saúde disponibilizou em seu site uma tabela que diferencia os sinais das enfermidades. Na Covid-19 os sintomas são febre, tosse seca e cansaço, e em alguns casos mais graves falta de ar. Assim, como a gripe a doença apresenta-se de forma mais grave em idosos e pessoas com problemas de saúde prévios, como pressão alta, problemas cardíacos e diabetes.

Fonte / Ministério da Saúde

Cuidados para prevenir a gripe

Doenças causadas por vírus, que são transmitidas por meio das gotículas expelidas ao espirrar, falar ou tossir são um desafio para a saúde, mas com hábitos saudáveis e cuidados com a higiene podem ser prevenidos. Segundo o Ministério da Saúde seguir essas medidas podem ajudar na prevenção dessas doenças:

 

  • Frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;
  • Evitar sair de casa em período de transmissão da doença;
  • Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);
  • Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos;
  • Orientar o afastamento temporário (trabalho, escola etc.) até 24 horas após cessar a febre;
  • Evitar sair de casa em período de transmissão da doença (até 7 dias após o início dos sintomas);
  • Restringir ambiente de trabalho para evitar disseminação;
  • Evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados;
  • Evitar a automedicação, sempre procurar um médico em caso de necessidade de medicação;
  • Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos;
  • A vacina é uma das formas mais eficazes de prevenir a gripe. Ela deve ser aplicada, sobretudo em pacientes que se enquadram nos grupos de risco, como idosos e crianças.

 

Importante:

Devido ao surto do Covid-19, o Ministério da Saúde antecipou para hoje, 23 de março, a Campanha de Vacinação da Gripe, que nesse primeiro momento irá vacinar somente idosos e trabalhadores da área de saúde. Esse grupo foi priorizado por causa do novo coronavírus, contudo a vacina não evita o ataque do também chamado de Sars-Cov-2. Mas ajudará a diferenciar entre gripe e a Covid-19, a injeção impede uma sobrecarga do sistema respiratório que agravaria um eventual ataque do novo coronavírus.

 

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: contato@institutovivabem.com.br

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.00

 

Rate this post
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar