É preciso mudar a Infantilização do idoso
A infantilização da pessoa idosa ocorre quando uma pessoa, por exemplo um familiar, cuidador trata o idoso de forma parecida a uma criança.
A maioria dos brasileiros costuma tratar a velhice como uma espécie de retorno à infância. Este estigma faz com que o comportamento com os idosos, seus desejos e necessidades, sejam interpretados como os de uma criança. Devido a isso acabam colocando o idoso numa posição de incapaz e banalizam seus anseios e direitos como indivíduo, podendo a infantilização ser considerada um tipo de maus tratos.
O geriatra e o gerontólogo ao observarem estas situações, devem conversar com os familiares e cuidadores para que mudem a postura em prol da qualidade de vida e respeito à vontade do idoso. Esta forma infantilizada de tratar os idosos é comum, pois acreditam que é uma maneira bonita, gentil, até mesmo carinhosa, de se tratar o idoso. Mas não é.
O idoso deve sempre ter o apoio da família e também ser respeitado. Caso o idoso seja cognitivamente dependente e precise de auxílio, mesmo nesta condição as vontades dele devem ser respeitadas.
Um fator importante para combater este comportamento é incentivar a convivência entre gerações. A interação das crianças e adolescentes com os idosos é benéfica para todas as gerações. O jovem terá a oportunidade de aprender com a experiência deste idoso, ficar mais carinhosos, ter respeito, compreender as dificuldades do idoso, sem infantilizá-lo, mas respeitando suas limitações (se houver), com dignidade.
Este convívio é essencial para a educação do envelhecimento e permite que jovens entendam na prática como é envelhecer e quebrem barreiras e estigmas sobre o ser idoso.
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Site: www.institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.
CEP: 74093-210