Dicas para cuidados diários do paciente com Alzheimer
A Doença de Alzheimer é o declínio progressivo da função cognitiva, devido á doença ou dano no cérebro nas áreas ligadas ao pensamento e memória. A doença ainda não tem cura e nem tratamento efetivo.
Na fase inicial da doença se percebe principalmente a perda de memória frequente, dificultando o diagnóstico. Na fase intermédia o paciente apresenta uma perda significativa da memória e da atividade cognitiva; alterações de comportamento como frustração, impaciência, inquietação; alucinações e delírios; desorientação, tendência a fugir ou andar pela casa e incontinência urinária. Na fase mais avançada o paciente deixa de falar, andar, se alimentar sendo necessário o uso de sondas e perde o controle da bexiga e intestinos, se tornando totalmente dependente de terceiros.
O paciente com Doença de Alzheimer pode evitar ou mesmo não querer tomar banho ou fazer a higiene bucal. Hábitos saudáveis de higiene precisam ser preservados, pois favorecem a saúde geral e o bem-estar, além de evitarem doenças.
Dicas:
– Escolha um horário fixo para o banho, caso o paciente se recuse, aguarde um pouco mais.
– Procure fazer do horário do banho um momento de relaxamento.
– Permita que o paciente caso tenha autonomia, banhe-se por si próprio só o auxiliando quando necessário.
– Faça a higienização dos dentes com escova dental macia, fio e pasta dental. Caso o paciente utilize próteses dentárias, elas devem ser removidas para a higienização.
Garanta um banheiro seguro, utilizando barras de segurança e assentos higiênicos. Torne o ambiente agradável, colocando uma música da preferência do paciente.
Vestuário
O paciente de Alzheimer pode não ser capaz de se vestir ou perder o discernimento para fazer escolhas apropriadas de roupas ou mesmo não sentir necessidade de mudar suas roupas. Em todas essas situações, a intervenção do cuidador é importante, para auxiliar diante de eventual incapacidade, garantindo a preservação da imagem pública e da higiene.
Dicas para vestuário:
– Selecione previamente duas mudas de roupa e permita que o paciente faça a escolha. Garanta que as roupas sejam adequadas para a estação e a temperatura e para a situação social.
– Separe as roupas na ordem de colocação, para que o paciente possa vestir-se sozinho. Se ele não conseguir, dê instruções para auxiliá-lo, e, se a dificuldade for persistente, ajude-o solicitando ao máximo sua participação.
– Prefira roupas simples e confortáveis com poucos acessórios.
– Evite sapatos com solado escorregadios e chinelos. Os calçados indicados para o paciente de Alzheimer são os que ficam presos aos pés e têm solado antiderrapante.
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Site: www.institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.
CEP: 74093-210