Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

Novembro reúne datas importantes para o incentivo ao cuidado da saúde. Uma delas é a de hoje, o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez. A data tem o objetivo de levar informações e desmistificar boatos sobre a saúde auditiva. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 10% da população mundial tem alguma perda auditiva, seja adquirida ou congênita. No Brasil são mais de 28 milhões de pessoas nessa situação.

Uma pessoa pode desenvolver uma deficiência auditiva de várias formas. Quando é congênita, significa que a pessoa já nasceu com essa deficiência. A deficiência congênita pode ser detectada nos primeiros dias de vida e ser tratada com sucesso. Quando é adquirida, a pessoa passou por alguma situação durante sua vida que ocorreu em um dano em seu sistema auditivo.

Para entender melhor a data, separamos as formas de prevenção e exames que detectam a surdez​, confira abaixo!

Surdez Congênita

Estatisticamente, a surdez congênita ocorre em 1 a 3 bebês para cada 1000 nascimentos, e é mais predominante em neonatos portadores de fatores de risco. A surdez de origem genética corresponde a 50% dos casos de surdez congênita e são transmitidas pelos pais através de seus genes que podem conter informações que darão as características de deficiência auditiva.

Existe uma série de doenças que quando ocorrem durante a gestação afetam a audição do bebê. Algumas destas doenças são doenças infecciosas e, portanto, podem ser prevenidas. Cuidados como vacinação, assistência pré-natal e alimentação, podem fazer a diferença, evitando-se complicações que vão durar por toda a vida.  Várias infecções adquiridas durante a gestação são causas de surdez congênita. Exemplo: Rubéola, Toxoplasmose, Sífilis, Herpes, AIDS.

Surdez Adquirida

Por outro lado, existem vários fatores que podem levar ao surgimento de alterações auditivas; algumas são permanentes e outras transitórias. É importante destacar que o aparecimento súbito de uma perda auditiva deve ser rapidamente diagnosticado para que o tratamento seja efetivo e a alteração ser revertida. Se isso acontecer com você, é necessário ser avaliado por um médico otorrinolaringologista. Também é fundamental ficar atento aos sinais.

Os sintomas mais comuns são:

– Dificuldade para compreender a fala – “escuta, mas não entende”;

– Dificuldade para compreender em locais com ruído;

– Falar muito alto;

– Aumentar volume de TV e rádio;

– Surgimento de zumbido.

O tratamento para a surdez depende da causa, e pode ser desde limpeza ou drenagem do ouvido quando há acúmulo de cera ou secreção, até a realização de cirurgia em casos de tímpano perfurado ou para correção de alguma deformidade, por exemplo. Quem determina qual é o melhor tratamento para o seu caso é o médico. ​

No entanto, há alguns tratamentos que visam compensar a perda da audição, com o uso de próteses auditivas, que amplificam o som ou até implante coclear, no qual um equipamento eletrônico implantado cirurgicamente transmite o sinal sonoro. Quando o médico opta por aparelho auditivo, o fonoaudiólogo entra em ação para verificar o tipo de aparelho auditivo mais indicado para cada paciente, acompanha o momento de adaptação, fazendo os ajustes necessários e orientando a melhor forma de cuidar do seu aparelho. Também é responsável por reabilitar a função auditiva, a fala ou a linguagem, por meio de treinamentos específicos para os casos que necessitarem. ​

Além disso, alguns pacientes podem também se beneficiar com algumas formas de reabilitação que incluem a leitura labial ou linguagem de sinais, que melhoram a qualidade de comunicação e interação social destas pessoas.

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: contato@institutovivabem.com.br

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás

Rate this post
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar