Dia Nacional da Vacinação, um alerta também para os idosos
Você sabia que o Brasil possui um calendário de vacinação para idosos? E que isso ajuda a prevenir doenças em toda a população? A pessoa idosa, tanto quanto a criança e o adolescente, precisa preencher uma caderneta específica implantada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Por isso é muito importante que familiares alertem e a própria pessoa na terceira idade procure esta prevenção, pois as vacinas são essenciais para manter a boa saúde, evitar o risco de transmissão de doenças, hospitalização e até mesmo morte. Na terceira idade ocorre um enfraquecimento natural do sistema imunológico, colocando estas pessoas no grupo mais suscetível à incidência de doenças virais e bacterianas.
Após os 60 anos de idade, ao menos oito vacinas devem ser tomadas por este público. São recomendações presentes no calendário de vacinação de idosos, determinadas pela Sociedade Brasileira de Imunizações em conjunto com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.
- Difteria e Tétano;
- Febre amarela;
- Gripe;
- Hepatite;
- Herpes zóster;
- Meningite meningocócica.
- Pneumonia pneumocócica;
- Tríplice viral.
Destas, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece contra o vírus da influenza, hepatite B, pneumocócica 23 valente, dupla adulto (difteria e tétano) e febre amarela (apenas para idosos que estejam morando ou passando por áreas com recomendação de vacina).
Além dos hábitos saudáveis que devem ser adotados como rotina (alimentação saudável, prática de exercícios físicos e idas regulares ao médico), a vacinação ainda é a principal forma de evitar doenças contagiosas e que podem ser evitadas. Mesmo sendo fundamental se vacinar para evitar doenças até mesmo graves, também é essencial que o idoso busque uma opinião médica antes de tomar qualquer vacina.
E para alertar a população sobre a imunização contra doenças virais e bacterianas, o Ministério da Saúde definiu o 17 de outubro como o Dia Nacional da Vacinação. No Brasil, existe o Programa Nacional de Imunizações, também chamado de PNI, que garante imunização para a população.
Criado em 1973, o PNI tem traçado uma história de conquistas, destacando-se a erradicação do sarampo e eliminação do tétano neonatal, além da manutenção da erradicação da poliomielite. No geral, atualmente são distribuídas gratuitamente 25 vacinas pelo Ministério da Saúde.
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.00