Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson

Lembrado neste domingo, 11, o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson faz um alerta a respeito da importância do diagnóstico precoce e também das dificuldades enfrentadas tanto no dia a dia como durante o tratamento da pessoa afetada pela patologia. Considerada, a segunda doença neurodegenerativa mais frequente no mundo, ficando atrás apenas do Alzheimer, suas principais características ainda são desconhecidas por muitas pessoas, explica a médica geriatra e sócia-proprietária do Instituto Viva Bem, Zélia Santana.

“Diferente do Alzheimer, a Doença de Parkinson na grande maioria dos pacientes, surge a partir dos 55, 60 anos, e sua prevalência aumenta a partir dos 70, 75 anos. Ao contrário do que muitos pensam, o principal sintoma não é tremor das mãos”, destaca a médica. De acordo com ela, o Parkinson é uma doença complexa e que apesar do tremor ser uma das características, não é único.

Os principais sintomas são:

– Desequilíbrio, lentidão de movimentos;

– Dificuldade para caminhar;

– Instabilidade postural;

– Rigidez muscular;

– Dores musculares;

– Perda progressiva das expressões faciais;

– Alterações na fala;

– Dificuldades em se exercitar.

Além disso, durante a progressão da doença, podem aparecer outros sintomas tais como o comprometimento da memória, depressão, alterações do sono e distúrbios do sistema nervoso autônomo. Por isso, a importância do diagnóstico precoce da doença, alerta Zélia.

A orientação da geriatra é que ao notar qualquer um desses sintomas busque ajuda de um especialista para que seja feita uma análise do histórico do paciente e uma avaliação neurológica. O tratamento da doença dependerá do caso de cada pessoa, mas ele deve ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar com diferentes áreas de atuação, que ajudam na reabilitação e melhoria na qualidade de vida da pessoa com Parkinson. Cuide-se.

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: contato@institutovivabem.com.br

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.

Rate this post
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar