Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral

Hoje, 29 de outubro é o Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). Segundo o Ministério da Saúde, o AVC, também conhecido popularmente como derrame, é a segunda enfermidade que mais mata no Brasil, com mais de 100 mil vítimas por ano. Especialistas apontam que nove em cada dez casos estão relacionados com fatores de risco que podem ser prevenidos, como hipertensão, diabetes, colesterol alto, tabagismo e sedentarismo. Também alertam para a necessidade do diagnóstico precoce e do atendimento imediato para salvar vidas e evitar sequelas. Neste ano, outro fator também acende o alerta, estudos mostram que o AVC é a complicação neurológica mais comum em pacientes com Covid-19. Mesmo assim o derrame é evitável na maioria das vezes e no post do Instituto Viva Bem, você confere o que pode ajudar a prevenir ou ao menos remediar esse mal.

O que é o AVC?

O Acidente Vascular Cerebral ocorre quando há uma obstrução em um dos vasos sanguíneos presentes no cérebro. Quando isso acontece, a parte do cérebro atingida começa a ser destruída. A principal causa evitável do AVC é a pressão alta. Já que a hipertensão gera aumento da pressão, dificultando a passagem de sangue pelas artérias, um fator de risco para os derrames.

Fique atento aos sinais que o corpo dá!

Saber identificar os sintomas no início também pode salvar vidas. São eles:

– Perda súbita de força e formigamento no rosto, braço ou perna de um lado do corpo;

– Dificuldade de falar; perda de visão repentina em um os nos dois olhos;

– Dor de cabeça forte e sem causa aparente;

– E vertigem ou dificuldade de caminhar.

Vale ressaltar que se você manifestar qualquer um desses sintomas ou perceber indícios no seu familiar, busque atendimento médico imediatamente.

Não existe só um tipo de AVC

Agora que você já conhece os sintomas é importante entender também que não existe só um tipo de AVC. São basicamente três: isquêmico (causado pela obstrução ou entupimento de um vaso), hemorrágico (quando um ou mais vasos se rompem) e o ataque isquêmico transitório (AIT). Nesse último caso, trata-se de uma espécie de mini-AVC que acontece quando o fornecimento de sangue para o cérebro é interrompido por pouco tempo. Em 87% dos casos, o acidente vascular cerebral é isquêmico.

Mais de 80% dos casos podem ser evitados

Algumas coisas podem ser feitas para diminuir esse risco. É muito importante ter uma dieta saudável e balanceada. Além disso, uma boa forma de reduzir a pressão arterial é adotando a prática de exercícios físicos. Mas lembre-se sempre de consultar um médico e fazer uma avaliação física antes.

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: contato@institutovivabem.com.br

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.

Rate this post
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar