Dia Mundial da Saúde Mental
Atenção com os idosos precisa ser redobrada. Com o passar dos anos, as dificuldades causadas pelo envelhecimento, ociosidade, perdas e agora distanciamento social podem causar ou agravar a saúde mental na terceira idade.
O Dia Mundial da Saúde Mental deste ano, 10 de outubro, é celebrado em um momento em que a vida de toda a população foi significativamente alterada como consequência da pandemia de Covid-19. Com muitos desafios diários, como luto, isolamento, perda de renda e medo, a pandemia trouxe novos problemas de saúde mental e agravaram os que já existiam, num momento em que o atendimento foi reduzido ou interrompido em 93% dos países do mundo, segundo pesquisa divulgada pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
De acordo com a OMS, cerca de 1 bilhão de pessoas vivem com um transtorno mental, 3 milhões de pessoas morrem todos os anos devido ao uso nocivo do álcool e uma pessoa morre a cada 40 segundos por suicídio. Além disso, sabe-se que os transtornos mentais são as principais causas de incapacidade em todo o mundo.
Estima-se, por exemplo, que globalmente 264 milhões de pessoas sejam afetadas pela depressão. A esquizofrenia é outro transtorno mental grave que abrange 20 milhões de pessoas em todo o mundo; enquanto 45 milhões de pessoas mundialmente são acometidas pelo transtorno bipolar.
Infelizmente ainda existe um enorme preconceito acerca do assunto e devido a este fator, ocorre uma demora significativa e demasiadamente prejudicial na busca por ajuda. O primeiro passo é começar a observar a rotina, e caso necessário realizar algumas mudanças.
Mesmo que não haja como impedir completamente o surgimento de qualquer doença mental, alguns comportamentos podem ser adotados como tentativa de prevenção:
- Respire, faça uma pausa, cuide-se.
- Procure técnicas de relaxamento muscular.
- Tome cuidado com o excesso de informação.
- Pratique exercícios e cuide da alimentação.
- Se preciso, procure ajuda psicológica e psiquiatra.
Lembre-se de que todas as pessoas podem apresentar sinais de sofrimento psíquico em alguma fase da vida, pois os transtornos mentais não têm preferência por classe social, etnia, religião, cargo ou profissão, e é preciso procurar ajuda profissional.
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.00