Dia da Imunização
Hoje é o Dia da Imunização, a data reforça a importância das vacinas, tanto para pessoa como para a saúde coletiva. Manter a vacinação em dia, mesmo na fase adulta, é um dos melhores métodos para evitar doenças e infecções. Em tempos de pandemia, isso se faz ainda mais necessário. De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), as vacinas são poderosas ferramentas para controlar e eliminar doenças infecciosas que ameaçam a vida.
Nesse período de pandemia da Covid-19, a médica geriatra e sócia-proprietária do Instituto Viva Bem, Zélia Santana, ressalta a importância de se vacinar contra o coronavírus e também contra a Influenza (H1N1). A geriatra pontua que a vacinação de rotina deve ser mantida.
De acordo com a médica, além das vacinas citadas acima, os idosos precisam ser imunizados contra outras doenças. Ela orienta que os idosos procurem ajuda de um geriatra para identificar quais vacinas devem ser aplicadas. “Entre as vacinas que os idosos precisam tomar está a dose contra herpes-zoster que é recomendada acima dos 60 anos. Por afetar os nervos, o herpes-zoster (também conhecido por “cobreiro”) chega a impossibilitar movimentos simples, como se vestir e deitar na cama, devido à dor intensa. Mas é uma doença que tem tratamento e vacina preventiva, por isso tão importante ser imunizado”, pontua Zélia.
A geriatra explica, ainda, que existem duas vacinas contra a pneumonia bacteriana que devem ser tomadas pelos idosos. “Além disso, temos também as doses para prevenir tétano e difteria que precisam ser atualizadas no calendário vacinal do idoso a cada dez anos. Por isso, é tão importante esse acompanhamento ao longo da vida”, frisa.
Para ter um sistema imunológico saudável, é bom lembrar também que é preciso manter uma rotina de hábitos saudáveis, com alimentação rica em nutrientes e micronutrientes, rotina de exercícios adaptados ao isolamento social, meia hora de sol por dia, evitar o tabagismo e o consumo de álcool, combater a depressão por meio de práticas meditativas, música, arteterapia, entre outras possibilidades.
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.