Como planejar a aposentadoria
Quanto mais cedo você começar a planejar a aposentadoria, menos terá que poupar por mês e mais alternativas poderá escolher. O primeiro passo é a organização. Para isso é preciso refletir sobre como espera que seja a sua vida de aposentado. Desse modo fica mais fácil estabelecer as metas. O segundo passo é decidir até quando você quer trabalhar.
Qual deverá ser a sua renda, no futuro, para que você tenha a qualidade de vida desejada? Este o terceiro passo do seu planejamento. Então, liste todos os gastos que você espera ter como aposentado, lembre-se de que você terá algumas despesas que hoje não existem. Depois que você já tem uma ideia da renda que deseja ter quando se aposentar, é necessário calcular o tamanho da reserva que você precisa acumular para manter essa retirada mensal na aposentadoria.
Por fim, você precisará escolher onde vai fazer essas aplicações. Deixar o futuro nas mãos apenas do INSS, atualmente pode ser uma decisão arriscada. As reformas da Previdência, ao longo dos anos, afetam todos os trabalhadores ativos, especialmente os que têm menos de 50 anos.
Hoje em dia, 21% dos aposentados precisam continuar trabalhando e 47% dos que trabalham precisam aumentar a renda porque o INSS não é bastante, segundo uma pesquisa do SPC. Nas próximas décadas, este cenário ficará mais preocupante se, considerarmos o aumento da expectativa de vida do brasileiro.
– Considere o investimento em um plano de previdência privada. Ao contrário da contribuição pública obrigatória, existem diferentes planos, o que amplia a possibilidade de escolhas.
– Avalie outros tipos de investimentos. A aplicação escolhida, porém, varia de acordo com o perfil do investidor, e sua escolha deve ser feita com muito cuidado. Alguns exemplos: Bolsa de Valores, Tesouro Direto, investimentos em renda fixa de emissão de bancos (CDBs, LCIs, LCAs, LCs, etc).
– Locação de imóveis ainda pode ser uma boa alternativa. Procure pensar nas situações em que essa opção é vantajosa. Por exemplo, financiar um imóvel para alugar devido aos altos juros ainda cobrados no Brasil não é um bom negócio. Porém, se você já tem um imóvel, pode considerá-lo como uma ótima opção de renda no momento da aposentadoria.
Manter os aportes frequentes e a regularidade nos seus investimentos são imprescindíveis para programar a aposentadoria e ter estabilidade financeira no futuro. Também é fundamental que além da retirada mensal, você planeje uma reserva para emergências. É possível que uma surpresa afete um pouco o seu orçamento em um determinado mês.
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.00