Como lidar com problemas cotidianos relacionados ao paciente com Alzheimer
O ambiente domiciliar pode oferecer riscos a pessoas com Doença de Alzheimer devido aos frequentes esquecimentos que podem gerar algum tipo de acidente, principalmente entre as que moram sozinhas. É recomendável que a família esteja por perto e que possa passar períodos diurnos e noturnos com o paciente, para monitorar sua rotina e verificar a presença de riscos. A condição para que o portador da doença não more mais sozinho é a ocorrência de acidentes, pois sua reincidência é muito provável.
As quedas em idosos saudáveis ou não estão entre as intercorrências mais comuns, tendo como consequências torções e lesões leves a fraturas com necessidade de tratamento cirúrgico, concussões cerebrais, danos na locomoção e até mesmo óbito. Recomenda-se instalar barras de segurança, redes de proteção nas janelas, retirar tapetes, remover excesso de mobílias e usar piso antiderrapante em áreas molhadas. A escolha de sapatos baixos com solados que não escorreguem também auxilia na prevenção de quedas.
Também é importante providenciar fogão com travamento automatizado e colocar trava de gás para evitar vazamento de gás que podem causar desmaio e complicações neurológicas.
Também é importante manter medicamentos ou produtos tóxicos longe do alcance do idoso com demência para evitar intoxicação.
Queimaduras podem acontecer em atividades de higiene, culinária ou cuidados domésticos. É preciso monitorar a temperatura da água do chuveiro; controlar ou evitar o uso do ferro de passar roupa; monitorar a prática de cozinhar e a temperatura de comidas e de bebidas.
As famílias devem avaliar cautelosamente os riscos, antes de decidir se o paciente com Alzheimer tem condições de sair sozinho ou mesmo acompanhado de um familiar. A locomoção segura requer boa orientação espacial e memória para manutenção de informação sobre o destino, qualidades que podem ser afetadas com a doença.
Para evitar que o paciente se perca, recomenda-se que ele carregue uma identificação com seu nome, número de telefone de contato e endereço.
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Site: www.institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.
CEP: 74093-210