Como escolher uma instituição de longa permanência para idosos?

Por que uma instituição de longa permanência para idosos (ILPI) e não um cuidador em casa?

Como escolher uma instituição de longa permanência para idosos?

Colocando todos os passos na ponta do lápis, os custos envolvidos para os cuidados do idoso em casa são altos. Além de alimentação e de eventual falta de privacidade para a família, a incidência de impostos e riscos trabalhistas podem encarecer ainda mais o cuidado.

Além disso, o grande diferencial das ILPI´s é o conjunto de atividades que privilegiam o movimento, o convívio e a socialização, garantindo uma rotina para o idoso que estimule seu lado físico, psicológico e cognitivo a todo momento.

Qual é a hora certa de procurar uma ILPI? 

Isso varia de família para família. Mas a necessidade de cuidados médicos ou acompanhamento especializado são fatores importantíssimos. Há ainda os casos de ausência temporária da família ou até mesmo problemas de relacionamento familiar que comprometem a qualidade de vida do idoso.

O que considerar na hora de escolher uma ILPI? 

Em primeiro lugar a opinião do idoso. Mas outros aspectos também devem pesar na decisão: a qualidade dos profissionais envolvidos, a localização, a estrutura e a relação custo e benefício. A qualificação da ILPI também é um ponto de atenção. A família pode e deve exigir documentos que comprovem a qualidade do local, como alvará de funcionamento, alvará sanitário, AVCB, CNPJ, entre outros. Converse também com os hóspedes e familiares. O contato com outras pessoas que passam ou passaram pela mesma situação é importantíssimo para tomar a decisão.

É importante que o idoso participe do processo de escolha? 

Sempre! A família e o idoso devem conversar e avaliar juntos, quando possível a opção. Caso o idoso não possua mais autonomia para responder pelos atos da vida civil, a decisão final é do curador (geralmente um familiar responsável pela curatela do idoso).

O idoso que passará a viver em uma IPLI precisa de algum “preparo”? E a família? 

O processo de adaptação do idoso é normalmente rápido. O da família é que costuma demorar mais. Enquanto alguns familiares ajudam na adaptação, outros podem atrapalhar e, nesses casos, são acompanhados por uma equipe multidisciplinar para facilitar a transição. Em todo caso, é comum que o processo dure cerca de 90 dias. Um período que serve tanto para o idoso quanto para a família conhecer melhor o trabalho da ILPI e desenvolver a confiança necessária na instituição e no trabalho realizado.

Como identificar se o idoso é bem tratado? 

Quando o idoso e o familiar observam os critérios de uma boa instituição, normalmente a evolução e os tratamentos instituídos são positivos. É importante destacar que boa parte dos idosos que vão para a ILPI melhoram sua condição física e mental.

 

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

 

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: contato@institutovivabem.com.br

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.

CEP: 74093-210

 

Rate this post
Mostrar mais

Instituto Viva Bem

*Contato: (62) 3218-5034 *WhatsApp: (62) 9615-2791

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar