Como a ginástica cerebral ajuda a manter a mente lúcida
Sempre falamos da importância de praticar exercício físico. Mexer o corpo não apenas reduz o risco de desenvolver grande parte das doenças crônicas conhecidas (problemas cardiovasculares, obesidade, depressão e até câncer, por exemplo), como também um envelhecimento mais saudável. Mas o que nem todos lembram é que o cérebro também precisa de “malhação” para evitar as chamadas perdas cognitivas.
Na prática, os exercícios chamados de ‘ginástica cerebral’ reduzem o risco de desenvolver doenças neurológicas, como as demências, o que aumenta a qualidade de vida na velhice. Até quem sofre desse tipo de doença pode se beneficiar dos treinos cognitivos. Nesse caso, eles ajudam a compensar as perdas de outras funções e são uma estratégia para amenizar as dificuldades e se manter funcional dentro das limitações.
Por isso, é muito importante estimular o cérebro para ter uma velhice independente, autônoma e saudável. Separamos algumas dicas de como estimular a mente.
Quando começar a exercitar o cérebro?
A infância e juventude são períodos “de ouro” no desenvolvimento cognitivo, pois há uma grande capacidade de gerar conexões duradouras no cérebro. Por isso, quanto mais estímulos forem oferecidos nessas fases, maiores as chances de criar uma boa reserva cognitiva para o futuro.
Mas isso não significa que adultos maduros e idosos não possam melhorar suas reservas.
Atividades que estimulam o cérebro por toda a vida
– Leitura (livros, gibis, revistas e etc);
– Aprender um novo idioma;
– Andar de costas pela casa por um dia;
– Montar quebra-cabeças;
– Escrever com a mão não dominante;
– Dançar;
– Fazer uma refeição com olhos fechados;
– Contar de um a 100 de trás pra frente;
– Atividades manuais (pintura, crochê, tricô, por exemplo).
De acordo com os especialistas, o ideal é optar por tarefas que não sejam feitas de forma habitual. Os exercícios devem ter um grau médio de dificuldade, para não gerarem frustração, e precisam ter uma carga de desafio para estimular o cérebro de forma efetiva.
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás