Cinco métodos que ajudam a viver mais e melhor, com base na ciência
Apesar de não existir uma receita ou fórmula mágica para a longevidade, a ciência tem mostrado que a adoção de determinados hábitos ao longo da vida contribui para melhorar as perspectivas:
1 – Nutrição e estilo de vida
Manter o peso, não fumar, restringir o álcool a quantidades moderadas e comer ao menos cinco porções de frutas e verduras por dia pode aumentar a sua expectativa de vida de sete a 14 anos, em comparação a alguém que fuma, bebe excessivamente e está acima do peso.
2 – Atividade Física
Um pouco mais de 30 minutos de atividade física moderada ou intensa é suficiente para a maioria das pessoas. Isso não apenas te faz mais forte e te coloca em forma, mas também reduz possíveis inflamações prejudiciais e até melhora o humor.
3 – Estimular o sistema imunológico
É possível melhorar um pouco essa situação assegurando-se de que o corpo tem vitaminas essenciais suficientes, especialmente A e D. Uma área de pesquisa promissora analisa os sinais que o corpo envia para ajudar a formar mais células imunológicas, particularmente uma molécula chamada IL-7. É possível que em breve possamos produzir medicamentos que contenham essa molécula, o que pode estimular o sistema imunológico entre os mais velhos.
4 – Rejuvenescimento celular
Em 2009, os cientistas demonstraram que os ratos de meia-idade viviam mais e se mantinham mais saudáveis se recebessem quantidades pequenas de um medicamento chamado rapamicina, que inibe uma proteína chave chamada mTOR, que ajuda a regular a resposta das células aos nutrientes, estresse, hormônios e danos. No laboratório, medicamentos como a rapamicina (chamados inibidores de mTOR) fazem com que as células humanas senescentes (envelhecidas) se vejam e se comportem como se fossem mais jovens. Embora seja muito cedo para prescrever esse medicamento para uso geral, um novo ensaio clínico acaba de começar para provar se a rapamicina em doses baixas pode realmente atrasar o envelhecimento das pessoas.
5 – Livre-se das células velhas
Em um pequeno ensaio clínico, pessoas com fibrose pulmonar grave relataram uma melhora geral, incluindo a distância e a velocidade com que podiam andar, após serem tratadas com medicamentos senolíticos. O envelhecimento e a infecção caminham juntos. Os idosos contraem mais doenças infecciosas quando o sistema imunológico começa a perder força, enquanto a infecção acelera o envelhecimento até a senescência.
Como o envelhecimento e a senescência estão completamente ligados a doenças crônicas e infecciosas em pessoas mais velhas, o tratamento da senescência pode melhorar a saúde em geral.
Com informações da BBC Brasil
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás