Cinco dicas para atender melhor o cliente idoso

Como a expectativa de vida do brasileiro vem crescendo, o público de pessoas idosas está cada vez maior. Além do grande número de clientes nessa faixa etária, também temos como característica marcante sua vitalidade e disposição para gastar consigo mesmo. E assim como qualquer pessoa, os idosos gostam e merecem ser bem atendidos. Por isso, no post de hoje do Instituto Viva Bem, separamos 5 dicas essenciais para ajudar você a saber como atender clientes idosos da melhor maneira possível. Acompanhe!

  1. Seja gentil

É preciso ser gentil e simpático com os clientes, principalmente os idosos. Dê as boas-vindas, pergunte como ele está e do que está precisando naquele momento, sempre se mostrando solícito. Além disso, é necessário ser empático e saber se colocar no lugar do idoso, isso facilitará a comunicação e consequentemente o atendimento.

  1. Atenda o mais rápido que puder

Idosos têm prioridade no atendimento. Se você notar que alguém da terceira idade entrou no estabelecimento, termine o atendimento que você estiver fazendo e, logo em seguida, atenda o cliente preferencial. Alguns idosos podem ter dificuldade para ficar em pé, caminhar ou, até mesmo, sentir algum desconforto devido a alguma doença.

  1. Dê atenção a tudo e demonstre boa vontade

É comum que, durante o atendimento, os idosos gostem de conversar sobre amenidades ou contar alguma história. Nesses momentos, dê a atenção que eles necessitam: converse e demonstre sempre boa vontade ao atendê-los.

  1. Tenha paciência

Dificuldades para falar e, principalmente, para ouvir são mais comuns entre os idosos. Além disso, você pode se deparar com problemas como esquecimento, demora na resposta, entre outras situações. Nesses casos, é importante ter paciência. Espere o tempo do idoso e faça perguntas que possam ajudá-lo a falar ou a se lembrar do que ele precisa.

  1. Fale com clareza e explique tudo muito bem

Fale de maneira clara e em tom adequado. Se for o caso, escreva em um papel qualquer orientação que precise ser levada em consideração, para que ele possa se lembrar depois.

A paciência, a empatia e o respeito com os idosos são os pilares de um bom atendimento. Esteja sempre ciente de que os idosos merecem todo nosso respeito e que é preciso ter educação e orgulho dessa geração, pois todos nós, um dia, chegarão a essa etapa tão importante da vida.

*Foto de feita antes da pandemia do novo coronavírus.

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

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E-mail: contato@institutovivabem.com.br

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