Cinco dicas para aliviar a ansiedade do idoso durante o distanciamento social
A ansiedade se apresenta de maneiras diferentes para cada um. A pessoa pode se sentir inquieta, exausta, irritada, incapaz de controlar as emoções ou simplesmente com uma tristeza ou desânimo sem explicações. Também pode achar que não consegue se concentrar em uma tarefa. Em momentos de crise, como o que a população mundial vive por conta da pandemia da Covid-19, a situação pode se tornar ainda pior. E para os idosos, que em muitos casos já vivem ou passam grande parte dos dias sozinhos, a questão precisa ser observada diariamente.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), os porcentuais médios esperados neste momento de pandemia na população são: estresse, 8,5%; ansiedade, 7,9%; depressão, 3,9%. Por isso, o Instituto Viva Bem separou cinco dicas para que você controle a ansiedade reservando diariamente um tempinho para pôr em prática alguns hábitos simples de saúde mental:
1 – Cultive o sono de boa qualidade
Dormir durante oito horas por noite é muito importante, bem como descansos ao longo do dia para arejar a cabeça, com práticas de respiração e de meditação. Neste período é ainda mais importante manter uma quantidade boa de horas de sono, até com um horário fixo para você ir para a cama.
2 – Tome um pouco de sol
Se na casa houver um quintal ou uma varanda, é interessante que o idoso tire alguns minutos do dia, aproveitando para absorver vitamina D e tentar relaxar. Os horários mais indicados para tomar sol são antes das 10h e após as 16h.
3 – Divirta-se lendo e assistindo filmes e séries
Leia aquele livro que você queria ler há muito tempo mas não conseguia ou ainda assista bons filmes, já que a literatura e o cinema têm o poder de nos transportar para outras realidades e nos deixar mais relaxados.
4 – Faça exercícios em casa
Durante as atividades físicas, há um aumento da frequência cardíaca que consegue realizar alterações neuroquímicas no cérebro, aumentando a concentração de hormônios antiansiedade, incluindo serotonina. Procure atividades que você goste e que te façam relaxar. Há vídeos na internet gratuitos ou você também pode ter consultoria de educadores físicos que vão dar dicas e auxiliar a prática correta dos exercícios.
5 – Procure profissionais para auxiliá-lo
Se você não sabe como lidar com a ansiedade e sente que precisa de auxílio psicológico para trabalhar todas as suas questões, não hesite em procurar um profissional. A ansiedade e o medo excessivos podem ser prevenidos e tratados.
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.00