Atitudes fundamentais na atuação do cuidador de idosos

O cuidador de idosos tem como principal função auxiliar a pessoa na terceira idade que em algum momento poderá necessitar de alguns cuidados. A atuação se dá desde a ajuda no cumprimento de pequenas atividades cotidianas e básicas, até algumas mais complexas. Em todos os casos é preciso garantir o bem-estar e o conforto do idoso.

O Ministério da Saúde orienta ainda que esse cuidado deve ir além do corpo, pois além do sofrimento físico decorrente de uma doença ou limitação, há que se levar em conta as questões emocionais, a história de vida, os sentimentos e emoções da pessoa a ser cuidada.

A ocupação de cuidador integra a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO sob o código 5162, que define o cuidador como alguém que “cuida a partir dos objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida”.

Entre as principais tarefas designadas a um cuidador, estão:

  • Atuar como elo entre a pessoa cuidada, a família e a equipe de saúde.
  • Escutar, estar atento e ser solidário com a pessoa cuidada.
  • Ajudar nos cuidados de higiene.
  • Estimular e ajudar na alimentação.
  • Ajudar na locomoção e atividades físicas, tais como: andar, tomar sol e exercícios físicos.
  • Estimular atividades de lazer e ocupacionais.
  • Realizar mudanças de posição na cama e na cadeira, e massagens de conforto.
  • Comunicar à equipe de saúde sobre mudanças no estado de saúde da pessoa cuidada.
  • Outras situações que se fizerem necessárias para a melhoria da qualidade de vida e recuperação da saúde dessa pessoa.
  • Administrar as medicações, conforme a prescrição e orientação da equipe de saúde.

É importante ressaltar que dependendo do grau de complexidade exigido, somente um profissional da área de saúde pode desempenhar determinadas tarefas, como: aplicação de injeções, administração de vacinas, cuidados com feridas extensas, trocas de curativos em lesões profundas, dentre outros.

O papel do cuidador ultrapassa o simples acompanhamento das atividades diárias dos indivíduos, sejam eles saudáveis, enfermos e/ ou acamados, em situação de risco ou fragilidade, seja nos domicílios e/ou em qualquer tipo de instituições na qual necessite de atenção ou cuidado diário. As atividades devem ser planejadas junto aos profissionais de saúde e com os familiares.

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: contato@institutovivabem.com.br

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.00 

 

Rate this post
Mostrar mais

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar