Alzheimer, entenda um pouco mais como são as suas fases

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, ou seja, ela afeta o Sistema Nervoso Central destruindo os neurônios progressivamente, isso afeta diretamente no raciocínio e comportamento do portador. A doença ainda não possui cura e não é hereditária, embora as pessoas que tenham casos na família possuam um risco maior de desenvolver. O Alzheimer apresenta sintomas progressivos que podem ser divididos em 3 fases:

Fase inicial:

Os primeiros sintomas são muito difíceis de serem percebidos, porque normalmente são entendidos como “sintomas normais da velhice” e por acontecerem com pouca frequência acabam sendo ignorados. Conforme a fase inicial avança alguns sinais vão ficando mais evidentes como:

– Perda da memória recente ou de fixação;

– Desorientação temporal e espacial mesmo em ambientes familiares;

– Alterações comportamentais. Nessas alterações o portador tende a dois tipos de comportamento. 1) Passividade e desinteresse por atividades cotidianas; 2) Irritabilidade e agressividade, tornando o portador mais rude;

Essa fase é tão difícil para os familiares, que começam a lidar com a doença, quanto para o portador que pode desenvolver quadros de depressão.

Fase intermediária:

Nessa fase os sintomas da doença se agravam, começam as dificuldades motoras e até o final da fase o portador estará em total estado de dependência e:

– Terá o raciocínio ainda mais prejudicado, o que comprometerá a fala, escrita e a compreensão dos que lhes é dito ou pedido;

– Apresentará quadros de agitação e alucinações;

– Começará a apresentar sinais de falta de afetividade e terá problemas em reconhecer os familiares;

– A memória de longo prazo pode ser afetada.

Fase terminal:

Nessa fase o portador já está recluso a cama/poltrona por não conseguir mais se mover. Nessa fase ele irá apresentar:

– Incontinência urinária e fecal;

– Indiferença ao meio externo, respondendo apenas a estímulos dolorosos;

– Dificuldade para se alimentar, tendo que recorrer em grande parte dos casos a alimentação enteral;

–Aparecimento de úlceras causadas por ficarem muito tempo deitados/sentados;

– Infecções urinárias e respiratórias.

O único motivo capaz de nos fazer passar por situações difíceis ao longo da vida é o amor, com o Alzheimer não é diferente. Ela é uma doença difícil tanto para quem é portador, quanto para os familiares, por isso, o segredo para conseguir atravessar essas fases é amar incondicionalmente o outro.

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: contato@institutovivabem.com.br

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.

CEP: 74093-210

Rate this post
Mostrar mais

Instituto Viva Bem

*Contato: (62) 3218-5034 *WhatsApp: (62) 9615-2791

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar