Acompanhamento com geriatra reduz 50% do risco de morte em pacientes idosos que passaram por cirurgia

Acompanhamento com geriatra reduz 50% do risco de morte em pacientes idosos que passaram por cirurgia

Um estudo desenvolvido por um dos principais centros de câncer do mundo, o Memorial Sloan Kettering Cancer Center, apontou que o acompanhamento com o médico especializado em geriatria pode reduzir 50% do risco de morte após a realização de procedimentos cirúrgicos em pacientes idosos com câncer. O levantamento levou em consideração vários pontos, entre eles os cuidados pós-operatórios e as habilidades de atendimento que os especialistas em geriatria possuem e que são direcionadas à pacientes da terceira idade. Aqui no blog do Instituto Viva Bem você confere mais informações sobre esse assunto.

Como o profissional atua

O estudo apontou que todos os pacientes atendidos pelo serviço de geriatria antes da operação foram acompanhados pelos geriatras também após a cirurgia e apresentaram boa recuperação após o procedimento.

De acordo com o levantamento, a equipe de geriatria auxilia a equipe cirúrgica no manejo de condições de comorbidade e na reintrodução de medicamentos (por exemplo, medicamentos anti-hipertensivos e para diabéticos, no contexto de mudanças em ingestão de alimentos e líquidos desde o início).

Além disso, geriatras implementam intervenções destinadas a reduzir o risco de delirium, como revisar listas de medicamentos e reduzi-los conforme apropriado, descontinuando linhas intravenosas e cateteres de Foley em tempo hábil, auxiliando na mobilidade precoce e incentivo à atividade funcional, como tirar os pacientes da cama ou solicitar serviços de suporte de fisioterapia, por exemplo. A equipe de geriatria também se concentra na recuperação da função respiratória por encorajar e educar os pacientes a usar a espirometria de incentivo.

Os geriatras também ficam atentos à prevenção de trombose venosa profunda, que é importante para pacientes com tumores malignos e restrições temporárias de mobilidade.

Auxiliam no alívio da dor

Os geriatras garantem que a dor perioperatória dos pacientes seja bem controlada, em colaboração com a equipe de gerenciamento de dor, e que os pacientes sigam regimes intestinais ao receber medicamentos. Além disso, eles auxiliam os cirurgiões com disposição hospitalar. Se alterações foram feitas aos medicamentos caseiros habituais dos pacientes, estas informações são reforçadas com os pacientes e seus cuidadores, e um plano de acompanhamento com clínicos da comunidade é recomendado. O atendimento ambulatorial após a alta hospitalar é fornecido apenas por as equipes cirúrgicas; isso geralmente consiste em uma visita à clínica 1 a 2 semanas após a alta hospitalar para avaliar a recuperação pós-operatória do paciente. Mas com o acompanhamento geriátrico esse número aumenta e com isso as chances de ter complicações após cirurgias em pacientes com câncer reduz significativamente.

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: contato@institutovivabem.com.br

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.00 

Rate this post
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar